Carta aos Romanos - Capítulo 10 (Explicação e Estudo)

 

epístola aos romanos 10, romanos 10 estudo explicado, resumo de romanos 10, Romanos 10 explicação, estudo de romanos10, estudo e esboço de romanos 10

EPÍSTOLAS AOS ROMANOS CAPÍTULO 10

Introdução: Neste capítulo veremos a preocupação de Paulo quanto aos seus irmãos Judeus e que em seu coração deseja que eles sejam salvos. Assim como os gentios, que outrora estavam longe de Deus e da sua vontade, porém por intermédio de Cristo foram justificados e por fim serão salvos. Também veremos a simplicidade do evangelho da salvação e os meios pelos quais os homens serão salvos. Pelo menos quatro vezes Paulo diz de forma simples e direta que: 1- Em Cristo a lei foi cumprida e todos os que creem serão justificados, 2- Todo o que crê jamais será confundido (judeu ou grego), 3- Deus é rico para com todos os que invocam o seu nome, 4- E todo aquele que invocar o Senhor será salvo. A questão sobre salvação é muito fácil de entender,  o desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos. E baseado nesta vontade Divina, veremos o apóstolo exortando sobre a responsabilidade da igreja em pregar o evangelho da salvação a todos os povos e nações.

Análise do texto – Vers. 1 ao 21

(1) “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” (Romanos 10:1-3 l ACF)

Nós conhecemos bem a história do apóstolo Paulo bem como o dia de seu encontro com Cristo. Este homem (Paulo) sempre foi um judeu zeloso na lei, cumprindo com suas obrigações religiosas conforme a lei mandava e a tradição ensinava. Porém , quando teve o encontro com Cristo no caminho de Damasco, teve uma experiência pessoal com Ele, entendeu de fato que Jesus é o Filho de Deus e o evangelho (as boas novas) é o agente de salvação e transformação do homem. Como Paulo experimentou a salvação em Cristo, sentia um grande desejo de orar por seus irmãos Judeus (seus compatriotas) para que estes também viessem ao pleno conhecimento da verdade e fossem salvos, não por estarem sobre o jugo  da lei, mas pela justificação que há em Cristo Jesus. Os Judeus sempre foram zelosos pela lei, conheciam-na como ninguém, porém Paulo salienta que eles não a seguiam com entendimento, pois não foram capazes de entender a justiça de Deus (Cristo, o evangelho e a justificação) muito menos se sujeitaram a ela. O que Paulo tenta alertar aos romanos é que seu povo conhecia a lei, porém rejeitaram a Cristo, e logo tentaram se autojustificar (em vão), pois entendemos que a justificação total e completa, teremos não pela observância da lei, mas porque estamos em Cristo Jesus.

(2) “Porque o fim da lei é Cristo (quem está em Cristo logo cumpre a lei) para justiça (Justificar ou tornar justo) de todo aquele que crê (tanto judeus como gentios). Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. )
Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. ) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,”
(Romanos 10:4-8 l ACF)

Jesus disse que não veio abolir a lei, mas veio para cumprir: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. (Mateus 5:17)”. Obviamente porque o plano da salvação seria executado através de Cristo. Deus sabia que pela lei seria impossível os homens serem justificados. Então Cristo veio e cumpriu toda a lei, e sendo assim, aqueles que creem Nele, de forma automática não só cumprem a lei, como são justificados por Ele .

Do versículo 5 até o 8, Paulo reforça a tese de que a lei continha a justiça, porém a justiça que o homem não poderia obter por causa da sua condição caída. Mesmo que o homem se esforçasse e se dedicasse com todas as suas forças para obedecê-la, ele não conseguiria. Para que uma pessoa seja salva, não precisa nenhuma grande tarefa como trazer Cristo em pessoa do céu outra vez, a palavra de Deus é suficiente. O evangelho tem poder de salvar, e a palavra de Deus deve estar não somente em nossos lábios, mas também em nosso coração, pois é nele que a fé é gerada e o lugar onde guardamos a palavra do Senhor. Tudo o que a pessoa deve fazer é se arrepender, acreditar em Jesus e confessar essa convicção (Rm 10.10).

(3)A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”
(Romanos 10:9-11 l ACF)

Paulo faz um paralelo entra boca e coração com um propósito bem específico, A boca é utilizada para expor (demonstrar publicamente a fé), enquanto o coração é algo particular que somente Deus tem acesso.

 Com a boca confessares......  Em Mateus 12:34 está escrito: “ Pois a boca fala, do que está cheio o coração”. Se o nosso coração for de Cristo e nele estiver a palavra de Deus, não teremos problema nenhum em confessá-lo com nossa boca e nossas palavras. Isso nos mostra que a fé não pode ser “escondida”, ela deve ser demonstrada publicamente. Quem está cheio de Deus e da sua palavra, deseja compartilhar isto com mais alguém. Um cristão genuíno jamais esconde sua fé seja em sua família, na faculdade, no trabalho, na roda de amigos etc. Fica aqui uma pergunta: “Será que confessamos com nossa boca (fala e exposição de palavras) que realmente somos de Cristo”? Vale a pena refletir.

Com o coração se crê..... Deus conhece o coração do homem, nos dias em que vivemos existem muitas pessoas falando de Cristo porém uma pequena parcela vive realmente como Ele viveu e outra menor ainda, vive de todo o coração para Ele. Falar de Jesus virou costume e é até “moda” para muitos. Porém em certa feita Jesus disse: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mateus 15:8). Ele também disse que nem todo aquele que diz Senhor, Senhor na verdade tem parte com Ele. O que Deus busca são pessoas que o adorem em Espírito e Verdade ( João 4:23), são estes que o Pai procura e está interessado. Paulo afirma que aqueles que serão salvos são: Os homens que confessam com seus lábios, mas creem com todo o coração.

(4) Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10:12-13 l ACF).

Não há diferença para a salvação, pois a vontade de Deus é salvar tanto judeu como os não judeus (gentios). Esta aí a preocupação de Paulo no versículo 1, tanto Judeus como gregos precisam ser salvos e devem se achegar a Cristo para serem salvos. Um é o Senhor de todos, e Deus é rico (bondoso e misericordioso) para com todos os que o invocam. Veja que Paulo atrela a salvação em dois vieses: Deus pode salvar todos (desde que este creia na obra salvífica de seu Filho Jesus), e se o mesmo se voltar para Ele, e invocá-lo, será salvo. Veja que Deus já providenciou todos os meios para a salvação do homem, mas a este cabe o arrependimento e a conversão total ao Deus que lhe resgatou. Quando Paulo usa o termo ”Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo”, está nos mostrando e ensinando que a salvação não é exclusividade de denominação religiosa, tempo de conversão, obras humanas ou placa de igreja alguma. A salvação está condicionada a Cristo e nada mais. Os homens de hoje tem estreitado a porta da salvação, tem dividido a igreja do Senhor com ideais particulares, filosofias vãs, linhas teológicas e denominações religiosas. Entenda que ainda que nós venhamos a pertencer à denominação A ou B, o que de nos levará a salvação é a nossa fé em Cristo Jesus, nada mais que isto!

(5)Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
(Romanos 10:14-17 l ACF).

 

Segue então a grande responsabilidade da igreja: Pregar o evangelho. Pois como as pessoas invocarão Aquele de qual não creram? Veja que esta missão (apregoar o evangelho) é dada a todo cristão que já encontrou o caminho da salvação.

Como crerão naquele de quem não ouviram?.... É um pergunta retórica, porém deve ser analisado o fato de que a igreja tem se fechado para missões e evangelismo. Todo trabalho que vemos (pelo menos a maioria) são voltados para os já convertidos e pouco é o investimento para alcançar aqueles que ainda não conhecem a palavra.

E como ouvirão, se não há quem pregue?....
Todos nós fomos alcançados pela pregação do evangelho, ele é o meio principal para as pessoas se achegarem a Deus. Mas vivemos em um egoísmo e não percebemos que o mundo, pessoas, famílias, jovens precisam encontrar o caminho. Você está disposto (a) assim como o apóstolo Paulo foi? Deus conta com você, ele te capacitou e te ordenou “ IDE E PREGAI”.

A fé vem pelo ouvir..... Este é um versículo que não pode se ignorado, pois não sabemos quem vai ou não crer no evangelho (esta nem é nossa função), mas a fé (salvadora) vem pelo ouvir a palavra de Deus. Pedro pregou e 3.000 mil almas se converteram, elas não foram para Cristo por gostarem dos cristãos ou por alguma outra atração, elas foram impactadas pela poderosa palavra de Deus. Não podemos negligenciar a palavra, devemos ser canal de benção e esperança para este mundo. Deixe Deus te usar por onde você for. Pregue intes tempo e fora de tempo, as oportunidades Deus lhe concederá, você só precisa ter um coração disposto a falar de Jesus.

 

(6) “Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.
Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira. E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam,Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.”
(Romanos 10:18-21 l ACF).

Israel teve privilégio de receber a promessa do Messias e pode conviver com Ele (Jesus) por um grande período. Eles tiveram a grande oportunidade de ouvi-lo pregar e ensinar a palavra de Deus, porém estavam cegos a ponto de não receberem (não todos, mas muitos deles) o filho Deus. Por isso Isaías disse que Jesus foi encontrado por um povo que não o buscava e nem por ele perguntava, este povo são os chamados gentios do mundo todo, estes mesmo não tendo conhecimento, já estavam dentro do plano salvífico de Deus e reberam a graça da salvação e redenção. Israel sempre teve a mão de Deus em seu favor, porém Paulo termina dizendo que este foi um povo rebelde e contradizente. O que podemos concluir destes versículos finais é que mesmo diante da rejeição de Israel quanto ao Messias prometido, não muda o fato de que os homens (todos nós inclusive os judeus) só podem ser salvos através de Cristo. A salvação é o maior dom, a maior benção, o maior milagre que recebemos do Senhor. Alegremo-nos neste dia pelo simples fato de o Senhor ter misericórdia de nós e nos transportado das trevas para luz, da morte para a vida. Aleluia!

Pastor Paulo Alves


Este texto te ajudou? Gostaria de receber estudos específicos? Mande sua sugestão através do formulário de contato aqui do blogger. Deus abençoe!

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves