Como ler a bíblia corretamente - Dicas e estratégias para uma eficaz leitura

como ler a bíblia?, dicas de hermeneutica, hermenêutica fácil, como interpretar a bíblia?, curso da bíblia fácil, bíblia sagrada, estratégias para ler a bíblia, curso bíblico grátis, Como ler a bíblia corretamente - Dicas e estratégias para uma eficaz leitura
DICAS ÚTEIS PARA LER A BÍBLIA DE MANEIRA EFICAZ


A Bíblia é uma coleção ou compilação de livros sagrados, contendo as histórias, doutrinas, ensinos e tradições que guiam os cristãos, com base na tradição judaica (Antigo Testamento) e na divulgação do Evangelho (Novo Testamento).
Bíblia é um termo derivado da palavra grega βιβλίον (biblíon), que significa pergaminho, papiro ou livro, e da expressão grega τὰ βιβλία τὰ ἅγια (ta bible ta hágia), que significa livros sagrados.
Foi escrito por cerca de 40 homens durante um período de aproximadamente 1600 anos. O primeiro livro da Bíblia é Gênesis e foi escrito por volta de 1445 a.C. O último livro é o Apocalipse, escrito por volta de 90-96 d.C. Originalmente, foi escrito em hebraico, aramaico e grego.
A Bíblia Sagrada (bíblia sacra em latim) é o livro mais vendido de todos os tempos. Foi traduzida para mais de 2.500 idiomas e está disponível em diferentes versões, de acordo com as tradições e suas traduções. Atualmente, também está disponível em formato digital. Porém mesmo com toda essa facilidade de acesso, muitos ainda não compreenderam a relevância e importância da mesma. Alguns tratam a Bíblia Sagrada como um livro comum, e outros a mantém como um objeto decorativo empoeirado em suas estantes. Bíblia é de uma forma geral, o alimento diário do cristão, a bússola Divina que nos guia e a palavra de Deus aos homens. Seguindo seus ensinamentos poderemos viver melhor e além disso, teremos um conhecimento e um estreito relacionamento com Deus.
Quando darmos a devida importância aos ensinos bíblicos, nossa vida jamais será a mesma, pois ao ouvirmos a palavra adquirimos fé e fortalecimento espiritual para enfrentar e vencer as batalhas do nosso dia a dia. Nosso intuito ao longo desses 21 dias é fazer você ter um contato maior com a palavra de Deus, e ter o entendimento dos textos do evangelho de João. Sabemos do desafio que é, mas também lembre sempre que existe um Deus que  está disposto a te ajudar e dar sabedoria para entender a sua palavra. Abaixo disponibilizarei algumas dicas e estratégias para que você leia a bíblia de uma forma eficaz. Sim, existem alguns "macetes" que podem nos ajudar na hora da leitura. Vamos lá?

1- Comece orando:
A bíblia é a revelação de Deus aos homens, e não podemos deixar de buscar do Seu Autor (Deus) a direção e sabedoria para entendê-la. O desejo do coração de Deus é que você venha compreendê-la e através dela possa adquirir conhecimento e compreensão da boa perfeita e agradável vontade de Deus. Antes de lê-la, dobre os seus joelhos e ore ao Senhor. Peça que o Espírito Santo te ajude e ilumine o seu entendimento.

2- Organize o ambiente:
Quem tem criança em casa sabe que é difícil manter um ambiente 100% apropriado para a leitura, porém separe um lugar, uma mesa e um ambiente com boa luminosidade e sem barulhos( ou o mínimo de ruídos possíveis) para dar início a sua leitura e estudo. Acredite, o ambiente ajuda em muito!

3- Evite distrações (desligue-se das redes e outros):
O que não falta no nosso dia a dia são os "ladrões" de atenção. Antes de iniciar qualquer coisa, desligue a televisão ( ou afaste-se dela), desligue a internet do celular, pois as notificações das redes sociais podem tirar o seu foco e atenção. Quem nunca pensou em dar somente apenas  uma  olhadinha básica no facebook e quando percebeu passou uma hora ou mais? Então cuide nisso! Eu tive um vizinho que sempre me dizia: -  "Olha Paulo, quando você ver alguém bater em meu portão e eu não atender, não se preocupe, é que nessa hora é o meu momento com Deus, e quando estou buscando a Deus não atendo nenhuma outra pessoa, eu já avisei eles, porém, alguns ainda insistem em tentar me atrapalhar bem na hora em que eu estou em meu momento com o Senhor". Isso que é foco não é mesmo? E realmente podem surgir muitas coisas para tentar nos tirar do propósito. Mas siga firme, Deus vai honrar a tua fé!

4- Faça anotações: Tenha sempre junto uma caneta, um caderno ou bloco.
Quando for ler a bíblia, tenha sempre em mãos um caderno de anotações. Anote termos, nomes, palavras, ou trechos para posterior pesquisa. Tudo isso, aguçará o seu desejo de aprender. E estas anotações podem resultar em um estudo ou um esboço de pregação. Além disso, as anotações farão você memorizar melhor as passagens bíblicas e os textos lidos.

5- Pegue um dicionário: Bíblico e/ou dicionário da Língua Portuguesa.
Quando surge um termo difícil, devemos sempre recorrer a um dicionário, pois quando surgem palavras desconhecidas ou de duas ou mais interpretações, devemos fazer essa pesquisa para poder entender o correto sentido do texto. Ex: 
"E ele disse: Quem és Senhor?E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." (Atos 9:5).
No texto acima duas palavras precisam ser pesquisadas: Recalcitrar e aguilhões.  Recalcitrar siginifica teimar, resisitir  ou relvotar-se. Enquanto aguilhões significa:  peça de ferro ponteaguda encaixada numa vara comprida, usada pelos condutores de carro-de-boi para disciplinar os bois com espetadelas no corpo dos animais. Então a expressão geral seria:  Duro é pra você lutar contra algo mais poderoso que você, ou também: doloroso será apra você dar murro em ponta de faca. Viu como o significado de duas palavras deram um sentido para a frase? Então não esqueça o dicionário.

6- Devemos tomar as palavras no sentido que indica o contexto (Versículos antes e depois – devemos considerar o parágrafo como o mínimo a ser lido para o entendermos).
Ex. Comer o pão e beber o sangue (Jo 6.48-50; Mt 26.27-29) – mostra em sentido figurado a necessidade de nos apropriarmos do sacrifício vicário de Jesus. Por isso, devemos ler sem pressa e buscar o verdadeiro sentido do texto. Este é um passo muito importante, pois as heresias surgem de textos retirados aleatóriamente sem levar em conta o contexto.
7- Devemos levar em consideração o objetivo ou desígnio do Livro, da passagem, ou de uma expressão:
Para isso devemos ler seguindo os princípios de uma boa leitura e observação no texto, a ocasião, os fatos, as pessoas a quem foi escrito, etc.
Ex: As Cartas de Paulo em geral foram escritas para corrigir erros doutrinários de falsos mestres judaizantes, e também fortalecer a fé dos destinatários mostrando com clareza a salvação e a vida em Cristo.
Por isso é importante participar de estudos bíblicos como este e ser aluno assíduo da EBD (Escola Bíblica Dominical) de sua igreja. Conforme o tempo vai passando você vai adquirindo mais conhecimento, e isto lhe dará subsídios necessários para a interpretação bíblica correta.

8- Aplique o que lêu:
Percebeu que o ultimo passo é a aplicação? Sim, pois só viveremos de fato a palavra se conseguirmos entendê-la. Na medida em que vamos compreendendo e vivendo o evangelho, transmitiremos a outros, seja com palavras ou com o exemplo. Já dizia a frase: " As palavras convencem, porém o exemplo arrasta".

No mundo em que vivemos encontramos muitas pessoas falando de Jesus, mas pouquíssimos querem viver como Ele viveu. Melhor que pregar, é viver o que queremos pregar(grifo meu).


Escrito por: Pr Paulo Diego Alves
Share:

2 comentários:

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves