INTRODUÇÃO CARTA AOS COLOSSENSES - (Remetente, Propósito e Destino)

carta aos colossenses estudo, epístola aos colossenses propósito, colossenses introdução a carta, estudo e esboço de colossenses, resumo de colossenses, livro de colossenses explicação , INTRODUÇÃO  CARTA AOS COLOSSENSES -  (Remetente, Propósito e Destino)

 

INTRODUÇÃO CARTA AOS COLOSSENSES - (Remetente, Propósito e Destino)

A cidade de Colossos ficava cerca de 160 km de distância da importante cidade de Éfeso (ver mapa 1), era também próxima das cidades de Laodiceia e Hierápolis.

Assim como Paulo escreveu a carta aos Efésios, Filipenses e Filemom estando preso em Roma, a carta a igreja de Colossos também foi escrita estando nessa prisão.

(Mapa 1)

Os crentes dessa igreja eram na sua grande maioria gentios que haviam se tornado cristãos pela pregação do evangelho (Cl 2.13). É interessante observarmos que a forma distante com que o apóstolo escreve a eles ao dizer que

“ouvira” a respeito da fé desses cristãos (Cl 1.4) e a afirmação de que não tinham visto pessoalmente o apóstolo (Cl 2.1), nos dá o entendimento de que a igreja em Colossos não foi fundada por Paulo e que ele ainda não tinha ido naquela comunidade.

Além disso os crentes de Colossos tinham aprendido sobre o evangelho com Epafras (Cl 1.6-7), sendo que provavelmente este foi a pessoa que iniciou a igreja entre eles. Epafras estava na companhia de Paulo quando este escreveu esta carta (Cl 4.12-13), assim podemos concluir que Epafras se tornou um cristão pela pregação do evangelho quando Paulo esteve em Éfeso na seu segunda viagem missionária, depois começou a evangelizar as região próxima a Éfeso nas cidades circunvizinhas de Colossos, Laodiceia e Hierápolis. Depois visitou Paulo em sua prisão em Roma a fim de pedir conselhos ao apóstolo devido uma perigosa heresia que ameaçava a sã doutrina.

PROPÓSITO

Paulo escreve aos cristãos colossenses para realçar a pessoa divina de Jesus e sua obra criadora e redentora, apresentando-o como o “Cabeça da Igreja”. Devido a heresia que surgia no ceio da igreja naquele momento em que desvalorizava a pessoa de Cristo, Paulo contra-ataca antes que seja tarde demais.

Paulo também extrai implicações práticas dessa exaltada cristologia no tocante à vida e a maneira diária de viver do cristão verdadeiro. Tal heresia menosprezava a pessoa de Cristo, dava ênfase à filosofia humana, continha elementos do judaísmo, incluía a adoração aos anjos e alardeava um ar exclusivista de segredo e superioridade.

A heresia colossense era uma mistura do legalismo judaico, das especulações filosóficas dos gregos e do misticismo oriental.

Pastor Urias Junior

__________________________________________________________________________________

Tags: carta aos colossenses estudo, epístola aos colossenses propósito, colossenses introdução a carta, estudo e esboço de colossenses, resumo de colossenses, livro de colossenses explicação, INTRODUÇÃO  CARTA AOS COLOSSENSES -  (Remetente, Propósito e Destino

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves