Epístola aos Colossenses - Capítulo 01 (Explicação e Estudo)

Tags adicionais:  epístola aos colossenses capítulo 01, colossenses  01 estudo explicado, estudo e esboço de colossenses capítulo 01, resumo de colossenses 01, colossenses 1 explicação, teologia fácil, esboço de colossenses, blog de estudos, site de estudos colossenses, tudo sobre as cartas paulinas, cartas de paulo explicadas, Epístola aos Colossenses - Capítulo 01 (Explicação e Estudo)

EPÍSTOLAS AOS COLOSSENSES CAPÍTULO 01 - SÉRIE CARTAS PAULINAS

INTRODUÇÃO:  Como você já deve ter visto na introdução ao livro de Colossenses, Paulo não foi o fundador direto desta igreja, porém tem parte em tudo isso devido ao seu evangelismo e obra missionária. Os frutos de dedicar a vida ao Senhor e pregar a verdade do evangelho faz com que a igreja amplie seus horizontes e chegue há muitos lugares.

O Propósito pelo qual Paulo escreve esta carta é defender e reforçar a  supremacia de Cristo, também apresentar Jesus como O Cabeça da Igreja, o reconciliador e mediador entre os homens e Deus Pai. Aprenderemos muitas lições através do estudo desta carta que nós possamos absorver o melhor de cada capítulo.

Análise do texto – Vers. 1 ao 29

(1)Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão  Timóteo, aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.  (Colossenses 1:1-2 l ARC).

Não restam dúvidas quanto a autoria da carta, pois Paulo segue o modelo de apresentação de outras cartas nas quais se utiliza dos mesmos recursos linguísticos, reforçando seu apostolado e frisando que não o é por vontade humana, mas por propósito e chamada Divina. Nos primeiros versículos ele se direciona aos crentes de Colossos, igreja esta que era composta em sua maioria por gentios que se converteram ao cristianismo através da pregação do evangelho. No início de sua saudação o apóstolo combina a palavra grega utilizada para graça com a saudação hebraica padrão “Paz”. Ele amplia e aprofunda, e quer lembrar seus leitores de que a grandiosa fonte de graça e perfeição está em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo (Rm 1.7).

(2) Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, porquanto ouvimos da vossa em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;  por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já, antes, ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,” (Colossenses 1:3-5 l ARC)

Paulo não era do tipo de pessoa que ora apenas em momento de angústia e necessidade, o apóstolo tinha uma vida ativa e produtiva de oração e intercessão. Quando ouviu falar de como estava progredindo a igreja em Colossos, não cessou de agradecer por ela. Enquanto nós temos a tendência de orar apenas por nossa congregação e denominação, Paulo nos ensina a orar por todos os crentes, independentemente de seu costume, placa ou denominação.

Paulo também ressalta três qualidades da igreja em Colossos, a primeira era o amor que tinham para com todos os santos, revelando que realmente a igreja tinha entendido a essência do evangelho, pois sem o amor de nada se aproveita (Leia 1 Coríntios 13).  Se pregarmos sem amor, servirmos sem amor, convivermos sem o amor; estamos na verdade longe do conhecimento de Cristo, pois Ele é o Próprio Amor. Se quisermos ser parecidos com Ele, devemos viver em amor.

A segunda qualidade relatada por Paulo é a esperança que eles tinham em Cristo e naquilo que está reservado nos céus. Os Colossenses mantinham a esperança da salvação em Cristo Jesus, o foco da igreja estava no céu e nas coisas espirituais. Infelizmente se fizermos um contraste com os nossos dias, podemos perceber que pouco se prega sobre o céu e infelizmente muitos já perderam a esperança da vida eterna. É preciso atentar para esta promessa, pois um dia estaremos com o nosso Senhor na eternidade. Que nunca percamos esta esperança.

E a terceira qualidade descrita é a fé (mencionada na parte “A” do versículo 3). Paulo se alegra pelo fato da igreja ouvir, crer e permanecer na fé. É magnífico ver que o apóstolo valorizava a essência da igreja, aquilo que talvez alguns nem enxergavam (ou viam como natural), Paulo fazia questão de mencionar. Este deve se o “tripé” magno da igreja do Senhor Jesus: Fé, amor e esperança.

(3) “que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, o qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.”  (Colossenses 1:6-8 l ARC)

Por ouvirem o verdadeiro evangelho e praticá-lo, começaram então a frutificar. Tudo que Paulo evidencia é um resultado do fruto da vivência cristã pautada na palavra. Não tem como alguém viver o evangelho e não frutificar, lembre-se do que Jesus falou:

“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:4-8)

A verdadeira vivência com a palavra nos faz frutificar, se dissermos que estamos em Cristo, mas não damos nenhum fruto, obviamente estaremos mentindo a nós mesmos, pois quem ouve a sua palavra produz frutos dignos de arrependimento. Um cristão que vive bem, é o que ouve e pratica o evangelho do Senhor Jesus.

Paulo também cita Epafras, e conforme relatado na introdução ao livro de Colossenses, os crentes de Colossos tinham aprendido sobre o evangelho com ele; Epafras (Cl 1.6-7), sendo que provavelmente este foi a pessoa que iniciou a igreja entre eles. Epafras estava na companhia de Paulo quando este escreveu esta carta (Cl 4.12-13), assim podemos concluir que Epafras se tornou um cristão pela pregação do evangelho quando Paulo esteve em Éfeso na sua segunda viagem missionária, depois começou a evangelizar as região próxima a Éfeso nas cidades circunvizinhas de Colossos, Laodiceia e Hierápolis. E com tudo isso entendemos que ao citá-lo em sua carta, Paulo fala com conhecimento de causa, dando-lhe o título de fiel ministro de Cristo.

Será que as pessoas nos consideram assim? Será que diante das testemunhas que nos cercam, somos considerados (as) ministros fiéis a Cristo? Pode ser um ponto para meditarmos e reavaliarmos em nossa conduta pessoal.

(4) Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.” (Colossenses 1:9-12 l ARC)

Por esta razão..... Paulo nos ensina o modelo de intercessão no qual não se ora apenas por quem está caído, falido, doente e desanimado, mas na oração lembrar dos que estão no caminho da verdade, para que estes jamais saiam da essência e verdade que há em Cristo. O apóstolo tinha razões para orar e interceder pelos colossenses, pois estes eram fiéis a Deus, frutificavam e viviam no amor em Espírito.

Toda a sabedoria e inteligência espiritual...... A principal preocupação de Paulo era que eles adquirissem pleno conhecimento da vontade de Deus. O desejo de servirmos ao Senhor será inútil se não entendermos corretamente Aquele a quem desejamos servir e adorar. Por isso, Paulo ora para que os colossenses sejam cheios do pleno conhecimento que inclui toda a sabedoria e inteligência espiritual. Em um modo geral, sabedoria é a manifestação prática do conhecimento adquirido (Tg 3.17), e esse conhecimento não pode estar desvinculado da inteligência espiritual obtida pelo discernimento dado pelo Espírito Santo. Todo cristão deve buscar a sabedoria que vem do alto, e buscar viver de uma forma “inteligente” (espiritualmente falando), o que implica em não ser guiado pela carne ou pelo coração, mas sim guiado e orientado pelo Espírito do Senhor.

Além do pleno conhecimento da vontade do Senhor mencionado no versículo 9, Paulo deseja que eles consigam andar dignamente diante do Senhor. Ele almejava que os irmãos de Colossos vivessem de maneira que refletisse verdadeiramente o que Deus havia feito por eles e ainda operava entre eles.

(5) Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;  o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Colossenses 1:13-17 l ARC)

Ele nos tirou da potestade das trevas ..... Se não fosse o amor (Ágape = Amor incondicional) e a graça (favor imerecido) do Nosso Pai Celestial e de nosso Senhor Jesus, estaríamos mortos em nossos pecados e delitos. Ele nos amou quando ainda éramos inimigos e nosso destino seria a perdição. Mas através da sua Obra Redentora, Cristo nos tirou da condição de perdidos e nos transportou para o Reino do Pai proporcionando assim, a salvação.

Por isso a maior benção que um homem pode contar é que foi resgatado pelo Senhor Jesus, não existe maior vitória ou benção mais signficante que esta.

Em quem temos a redenção.... A palavra grega para redenção indica naturalmente que um preço ou resgate é pago pela libertação de um escravo, todavia éramos de fato escravos do mundo e do pecado, e a servidão da qual os fomos libertos não é física, mas espiritual. Somos livres da escravidão do pecado através da remissão por meio do sangue de Jesus Cristo (Ef 1.7). Há perdão para os pecados dos homens, basta este confessar o seu erro e pedir perdão a Deus. O sangue de Cristo nos purifica de todo pecado. Que possamos declarar que somos livres em Cristo Jesus, e o pecado não domina mais a nossa vida.

Nos versículos seguintes Paulo enfatiza a supremacia de Cristo enfatizando que Cristo é o primogênito da Criação (Primogênito aqui pode aplicar-se a uma prioridade em termos de tempo ou de posição), pois em Cristo foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, tanto as visíveis quanto as invisíveis (sabemos que existem o mundo físico e o espiritual), Ele está acima de tudo, e tudo subsiste por Ele.

 

(6)  E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.”  (Colossenses 1:18-20 l ACF).

Este é o mais importante ponto do Cristianismo: Cristo é o cabeça da igreja. Pois muitos se escandalizam com homens e abandonam a fé , enquanto outros após receberem uma boa posição no evangelho acabam pensando serem “donos” da igreja. Paulo com toda a sua experiência, exalta o Senhor Jesus, pois foi Ele (Jesus) quem morreu e se entregou pela igreja.

Paulo afirma que Cristo é o primogênito dentre os mortos, ou seja, Cristo foi o primeiro a ressuscitar dos mortos. Sua própria ressurreição é garantia de que a Igreja, um dia, ressuscitará (1 Co 15.12-28). Através da sua morte e ressurreição na cruz, não apenas venceu a morte, mas também nos reconciliou com o Deus pai, nos fazendo aceitáveis diante Dele.

(7)  A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. (Colossenses 1:21-23 l ARC).

Paulo expõem o propósito pelo qual Cristo morreu na cruz, e também dexcreve as condições para que sejamos de fato participantes da promessas do Senhor. Se somos justificados e resgatados por Cristo, devemos confirmar com nossas atitudes e conduta. Para isso o apóstolo elenca o compromisso e o dever daqueles que querem alcançar a salvação.

O primeiro quesito é a santificação,  pois sem ela ninguém verá ao Senhor ( Hebreus 12:14). Esta é a marcada da igreja de Cristo, a santidade. E o outro compromisso que devemos ter é de ser irrepreensível e inculpável, pois o pecar na vida do cristão deve ser errar o alvo ou pisar em falso. Jamais devemos pensar que por confessamos a Cristo, seremos salvos mesmo tendo uma vida carnal e longe do exigido pela palavra. A igreja que será salva é a que permanecer firmada e fundada na fé, que por hipótese alguma se desviará da verdade e aguardará fielmente a vinda de Cristo.

(8) ”Regozijo-me, agora, no que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus: o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos;” (Colossenses 1:24-26 l ARC).

O apóstolo Paulo não só ensina como a igreja deveria viver, como também evidencia isso em sua própria vida. Ao contrário de muitos, ele se alegra no sofrimento, pois sabe que assim está cumprindo o mandamento de Cristo:

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.”  (Lucas 9:23,24)

Notamos em nossos dias um evangelho de facilidades e sem cruz. O que atrai as pessoas são mensagens carregadas de triunfalismo, onde ensina-se que Deus vai dar, Deus vai fazer e que o melhor está por vir. Ouso dizer que o melhor de Deus já veio, e esse melhor foi seu filho Jesus vir a este mundo para morrer por nossos pecados.

 O cristianismo sem cruz e sem renúncia é falso e descartável. Quando olhamos para os ensinamentos de Cristo sabemos que neste mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, pois Ele já venceu todas as coisas. Saibam meus irmãos que a maior marca da igreja são as batalhas que o evangelho nos traz. Não largue a sua cruz e glorifique a Deus em tudo, jamais pense que ser cristão é fácil.

E o mistério relatado nesses versículos é parecido ao mencionado em Efésios 3.8-10. O apóstolo usa esse termo para se referir ao conhecimento que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações (Cl 2.2; 4.3; 1 Co 2.7; 4.1; Ef 3.4,9; 5.32; 6.19; 1 Tm 3.9,16), mas que, agora, estava sendo revelado pelo Altíssimo. O Senhor revelou esse mistério a Paulo e chamou-o para ser o despenseiro desse mistério (Ef 3.5). O mistério é que Cristo agora vive no coração dos cristãos gentios e Cristo em vós é a esperança da glória.  Mistério esse que por extensão significa também a união de judeus e gentios em um Corpo, a Igreja de Cristo (Ef 3.6).

(9)  “aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” (Colossenses 1:27-29 l ARC).

O desejo de Deus é que todos venham O conhecer, e por essa razão revelou aos gentios as riquezas da sua glória e nos anunciou Cristo que é a nossa esperança da Glória. Paulo afirma que devemos ensinar os homens sobre esta grandiosa revelação. Mas não devemos ensinar de qualquer forma, é preciso ensinar com sabedoria e discernimento. Os homens só se achegarão ao Senhor se conhecerem a verdade do evangelho, para isso devemos anunciar quer com palavras, quer com a nossa vida. 

Aqueles que já conhecem o evangelho devem buscar o amadurecimento da fé, não podemos ficar estagnados e achar que já estamos completos. Por isso Paulo disse: combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente. Ou seja, Deus continuava operando poderosamente em Paulo, e por este motivo ele, continuava lutando e trabalhando para anunciar a Cristo.

Deus abençoe!

Pastor Paulo Alves

BAIXE NOSSO APP PALAVRA DIÁRIA (CLIQUE NO BANNER ABAIXO)


Tags adicionais:  epístola aos colossenses capítulo 01, colossenses  01 estudo explicado, estudo e esboço de colossenses capítulo 01, resumo de colossenses 01, colossenses 1 explicação, teologia fácil, esboço de colossenses, blog de estudos, site de estudos colossenses, tudo sobre as cartas paulinas, cartas de paulo explicadas, Epístola aos Colossenses - Capítulo 01 (Explicação e Estudo) 

Share:

6 comentários:

  1. Comecei a ler, dei uma paradinha mas vou voltar com certeza a leitura. Esses estudos são ótimos. Deus abençoe vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz como vai? Agradeço pela visita aqui em nossa página.
      Fico imensamente feliz em pode te ajudar e mais ainda por você ter gostado do estudo. Volte sempre que quiser! Deus abençoe!

      Excluir
  2. Muito bom seu conteúdo e gostaria que pudesse ohar o meu trabalho como cantor pelo youtube.

    https://youtu.be/vYlE_Q63REU

    Nesse link há uma musica Gospel minha que fiz e quero que todos conheçam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz... Amém, grato por te você aqui! Volte sempre. Estarei visitando seu link e retribuindo a visita. abraço!

      Excluir
  3. Muito legal o seu contaúdo . Também compartilho alguns artigos no meu site https://viannamudancas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriella como vai? Eu visitei seu site e já deixei meu recado por lá. Deus abençoe hoje e sempre!

      Excluir

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves