Bençãos da Obediência - (Deuteronômio 11:8-25)

 


  TEXTO BASE: 

"Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir; E para que prolongueis os dias na terra que o Senhor jurou dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel.

Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.
Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.
E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás.
Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;
Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.
Porque se diligentemente guardardes todos estes mandamentos, que vos ordeno para os guardardes, amando ao Senhor vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes,
Também o Senhor, de diante de vós, lançará fora todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.
Ninguém resistirá diante de vós; o Senhor vosso Deus porá sobre toda a terra, que pisardes, o vosso terror e o temor de vós, como já vos tem dito." (Deuteronômio 11:8-25)

Pense na sua vida até o dia de hoje, será que você pode dizer: "Ebenezer, até aqui me ajudou o Senhor" (1 Sm 7:12)?  Certamente o Senhor ajudou e sempre nos ajudará se formos obedientes a Ele. 

O texto acima repete conselhos, advertências e promessas que já haviam sido ensinadas ao povo de Deus e como uma segunda mensagem podemos sentir aqui um cuidado especial na guarda da Palavra de Deus o que é registrado a partir do capítulo 6 desse livro (Dt). Como em outras ocasiões, o Senhor mostra ao seu povo, solenes compromissos; a guarda e a prática desses preceitos resultariam nas bençãos do Senhor. 

É diante disso que Deus abre para nós a porta das bençãos ou das aflições. Entre os versículos 18 e 25 estão ensinamentos que, se levados a sério, trariam vitórias ao povo de Deus e certamente trarão a nós também, se os obedecermos. As bençãos vêm como resultado da nossa obediência aos ensinamentos divinos. Isto tornará pessoas abençoadas e nos fará ser bençãos para os outros ao nosso redor.

Obediência aos ensinamentos do nosso Deus, aos mandamentos por Ele dados a Moisés, o nosso Deus é maravilhoso e nos surpreende em cada mensagem da Sagrada Escritura. A leitura diária da Palavra é uma forma de sermos obedientes aos ensinamentos divinos e uma forma de termos a Palavra do Senhor gravada em nosso coração para não pecarmos contra Ele, já dizia Davi (Sl 119:11).

A obediência trás bençãos sem medidas sobre nossas vidas, devemos sempre estar atentos não só ao que a Palavra diz, mas também, estar atento ao que o Senhor quer de nós, obedecer qual a direção que Ele quer que sigamos, pode não parecer boa num primeiro olhar, mas obedecer a vontade do Nosso Deus é sempre melhor que sacrificar, a vontade do Senhor deve ser sempre Soberana em nossas vidas, para que tenhamos dias de bençãos derramadas sobre nós, não quer dizer que estamos isentos de lutas e dificuldades, o próprio Jesus nos diz que no mundo teríamos aflições (João 16:33), porém andaremos segundo a vontade do Senhor que é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2), obedientes sendo merecedores das suas bênçãos em nossas vidas.

E olhando para trás, ainda que seja pequeno o número de nossos anos, podemos ver dias de bençãos e vitórias, mas também dias de derrotas e infelicidade, conforme andamos perto ou longe do Senhor.  É certo que o Senhor honra a sua Palavra e ela "não voltará para Ele vazia" (Is 55:11), mas realizará o que foi dito. De um lado, é a sua misericórdia derramada nas almas reverentes e humildes, pois Ele abençoa ricamente; de outro lado, é a mão pesada da tribulação: "Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" diz o autor da carta aos Hebreus (10:31).

Que você possa conhecer e amar o Pai Celeste, aprendendo e obedecendo à sua bendita Palavra. Creia que ela será a sua companheira fiel em todas as horas, se você levar a sério os seus preciosos ensinamentos, terá as bênçãos do Senhor sobre sua vida!

A maior benção de Deus é sua própria Presença em nossa vida

   JÁ CONHECE NOSSO APP DE ESTUDO DA PALAVRA?  
                            

Meu desejo é que a partir de hoje você intensifique seu  dia a dia com a palavra. Se quiser leia as dicas para uma leitura bíblica eficaz que separei para você. Tenho certeza que te ajudará nesta caminhada.
Deus abençoe!

SOBRE ESTE MESMO TEMA INDICO:




Escrito Por: Juliana Bodaneze
 
Share:

Um comentário:

  1. Amém! A obediência a Palavra do Senhor é o segredo. Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves