A Cruz da Páscoa - Jornada da Páscoa

 

Páscoa na bíblia, A cruz da Páscoa, verdadeira páscoa, estudo sobre a pascoa, páscoa exodo doze, pascoa judeus,pascoa antiga, páscoa at, Páscoa de Moisés, sobre a páscoa

A CRUZ DA PÁSCOA

Na cultura evangélica brasileira a Cruz é algo que quase não se menciona, talvez venha da necessidade que nossos primeiros pais na fé, tiveram de se afastar da idolatria que até hoje há na Igreja que evangelizou o Brasil à princípio. A Cruz é o ponto central da Páscoa, é o ponto culminante da história de Israel e o de partida da Igreja. Em nossos artigos anteriores, vimos a Páscoa de Moisés e os Alimentos (Elementos) da Páscoa (caso ainda não tenha lido eu recomendo), que nos dão uma visão ampla da Páscoa para Israel e sua aplicação para nós.

MAS ONDE ESTÁ A CRUZ NA PÁSCOA?
Quando Jesus se reuni com seus discípulos em Lc 22.7-13, ordena que preparem a Páscoa, o Senhor como judeu não poderia descumprir as ordenanças de Moisés, participando dos alimentos que relembravam a saída de Israel do Egito, e em todos os alimentos relembravam o sofrimento e a angústia da escravidão. A angústia e sofrimento de Israel durou cerca de 400 anos, mas a de Cristo duraria poucas horas, mas abrasadora como fogo. Depois de celebrarem a Páscoa o Senhor tomará o Pão e partindo deu aos Seus discípulos, também tomou o Cálice e distribuindo aos doze, disse, este é o Cálice da Nova Aliança (Lc 22.19-20).

Logo foi ao Getsêmane, ao Sinédrio, ao Pretório, por fim a Via Dolorosa, que O levará ao Gólgota e no Gólgota à Cruz. No centro da Páscoa, no centro do Gólgota se levantou a Cruz, o maior símbolo de desonra, vergonha e humilhação, o instrumento mais cruel de morte e castigo. Naquela fatídica sexta-feira, Cristo foi pendurado na Cruz, para que a Cruz venha fazer parte da Páscoa e de nossas vidas.
Não tenho por intenção de te fazer andar com a Cruz pendurada no pescoço, mas que a mensagem que ela nos traz esteja impressa em nossos corações e mentes. O Apóstolo Paulo vai nos explicar algo muito importante em Gálatas 2.20:

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

"Preste atenção onde o Apóstolo se coloca, ele se põe na Cruz, aquele que anteriormente simbolizava morte e vergonha, agora é lugar de desejo, conforte e segurança.

Meu Pastor fala do homem crucificado dizendo, que este, não pode descer sozinho, não tem como olhar para traz, nem como descansar, que é motivo de zombaria do mundo, mas só pode olhar para cima onde sabe que o Pai está. Ao se colocar na Cruz, Paulo, assume sua identificação com o Mestre e declara sua total dependência dEle, sabendo que sua vida só vale a pena, quando vivida pela Fé viva, nAquele que Vive em um amor tão grande e tão profundo que sobe no madeiro para se entregar.

"Ninguém a tira de mim; antes Eu a entrego de espontânea vontade. Jo 10.18"

"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Jo 15.13"

Na Cruz do Calvário, não encontramos um homem derrotado, humilhado, desesperado, encontramos alguém que desejou estar lá, exatamente naquela posição. 'O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Jo 18.36".

"Quando falarem da Páscoa e da Cruz não fale como algo desassociado, mas como palavras irmão, pois a Páscoa tirou uma nação da escravidão do Egito e a Cruz tirou a mim e a você dá escravidão do mundo."

NO CENTRO DA PÁSCOA ESTÁ A CRUZ. 
Quando você olhar para a Cruz da próxima vez, tenho certeza de que lá você encontrará o exemplo máximo do Amor, Cristo Crucificado e eu e você ao Seu lado.

Deus te abençoe.

E até a Cruz

Escrito por: Pastor Emerson Santos

Canal no Youtube:  https://www.youtube.com/channel/UC58sPY5uOHIq_3S6mdv4Mxw


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves