ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA ANTIGA EM TEMPOS MODERNOS

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Esse assunto faz parte de um curso direcionado para professores da EBD.

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA ANTIGA EM TEMPOS MODERNOS

Karina Teresinha Muehlbauer
Em minha opinião não há nenhuma outra ofensa visível que, aos olhos de Deus, seja um fardo tão pesado para o mundo e mereça castigo tão duro quanto à negligência na educação das crianças. (Lutero)


A origem da Escola Bíblica Dominical em âmbito mundial e no Brasil:
A Escola Bíblica Dominical – EBD tem sido estratégia dada pelo Senhor Jesus Cristo como instrumento basilar para formação espiritual e moral de crianças, jovens e adultos durante séculos, diante do seu contínuo e aprofundado estudo da Palavra de Deu
 A Escola Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780. Em Gloucester, uma cidade não muito distante de Londres, residia o jornalista Robert Raikes,  44 anosproprietário do Gloucester Journal, fundado por seu pai. Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que, entre as causas dos crimes e bebedice desenfreada, estava à ignorância. As crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas.
Para esses meninos, Raikes teve a ideia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos e não cuidaria apenas da educação secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto. Assim, em 20 de julho de 1780, nasceu a  escola dominical.  A ideia se espalhou por todo o país. João Wesley deu total apoio ao movimento. Em 1875 organizou-se em Londres a Sociedade para Promoção das Escolas Dominicais nos Domingos Britânicos. No ano seguinte havia 200 mil crianças matriculadas. (Escola Dominical para todos – Blogspot)

 No Brasil,
a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley. Nesse primeiro dia havia cinco crianças presentes, e a esposa, Sarah
Kalley, contou-lhes a história de Jonas.(...) Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855,no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio. Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa
terra. (Escola Dominical para todos – Blogspot)

            A gênese do trabalho através da Escola Bíblica Dominical seja em âmbito mundial ou nacional, sempre teve como público alvo crianças.

A Escola Dominical do nosso tempo nasceu de visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinquência infantil era um problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos. (Escola Dominical para todos – Blogspot)

Ao chegarmos a nossos dias, não há mais como imaginar uma igreja sem uma Escola Bíblica Dominical, tanto para crianças/ adolescentes e jovens, quanto para os adultos. É através da Escola Bíblica Dominical que crescemos em Graça e Conhecimento do nosso Senhor, fortalecemos e fundamentamos nossa fé, e vivenciamos o privilégio de dedicar nossa vida em consagração ao Senhor.


Como a Igreja pode ajudar na formação espiritual das crianças:

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22.6)"
            A família é o primeiro grupo social de um ser humano e é, sem dúvida alguma, o lugar primário para a educação de uma criança. É através da família que se estabelece o vínculo com o mundo a sua volta. Neste espaço de socialização e interações sociais que a criança inicia a construção de sua identidade, habilidades, referências e percepções de valores, conhecimentos diversos e constrói-se sua referência de Deus, testemunho de fé e o que é uma vida cristã.
            Vivenciamos dias em que a família está sendo constantemente atacada. Estes ataques, sutis ou não, tem enfraquecido principalmente o vínculo afetivo entre pais e filhos. A tecnologia é um destes vilões que sem o devido controle tem roubado momentos preciosos de convivência familiar e interações. Com isso, a construção moral de nossos pequenos tem sido terceirizada. O grande problema de hoje é que muitas crianças têm sido educadas pela televisão, pela internet, ou pelo coleguinha da escola, desta forma, um alvo suscetível aos ataques do inimigo.
            É neste contexto que a Igreja Cristã é de tão extrema importância, pois as diretrizes de uma vida cristã impactam no pessoal, familiar e em toda a sociedade. Ensinar as crianças os princípios e mandamentos divinos, para que cresçam nos caminhos do Senhor é o papel tanto dos pais quanto das igrejas.
            Com o objetivo de ensinar, muitas igrejas contam com o ministério infantil. Trabalhar com os pequeninos exige paciência, preparo, e principalmente, chamado e unção de Deus. Líderes e professores desse ministério devem ter a clareza de que, além de estarem influenciando vidas, estão, também, contribuindo para a formação delas. Ensino para crianças não tem por objetivo possibilitar aos pais assistir ou participar de um ensino sem interrupções, mas sim, a perspectiva de que a criança descubra a Pessoa e a presença de Deus e comece a se relacionar com Ele.
            Ainda podemos destacar que através do Ministério Infantil (seja com a Escola Bíblica Dominical ou Cultos direcionados para este público) além do fortalecimento e base para as crianças, muitas delas se destacam como evangelistas na pregação do Evangelho como ferramenta para fortalecer suas famílias e comunidade. As crianças têm extrema importância, pois por vezes acabam levando seus pais a se manterem firmes na participação de cultos, ou então os evangeliza para aceitar a Cristo e começar a frequentar os cultos. Além, é claro, de incentivar outras crianças e adolescentes a participar dos trabalhos.

Professores de Escola Dominical para crianças e adolescentes:
            O professor de crianças e adolescentes tem que ter um chamado, se dedicar, orar e planejar para dar a aula. Não pode exercer o seu ministério porque ninguém mais aceitou esta tarefa. Deve ter total clareza da importância e responsabilidade da sua função, sendo referência para estas gerações.
            O momento na Escola Dominical, ou no popularmente conhecido “cultinho” não pode ser compreendido como recreação, indiferente da faixa etária a ser trabalhada. Estes devem ser momentos planejados e com objetivos claros e concretos: aprender mais do nosso Senhor e possibilitar um relacionamento real com Ele. Sempre que possível, deve ser apresentado o Plano da Salvação e feito o apelo para aceitar Jesus. Não se engane! A salvação é individual, e com isso devemos apresentar a Cristo a todas as crianças incansavelmente. Ao contrário do que alguns pensam as crianças também precisam ser evangelizadas, precisam conhecer o amor de Jesus, amor que liberta, salva e transforma. Uma criança ganha para Jesus representa uma vida inteira para Deus. Uma vez alcançada para Jesus, é preciso que a criança seja discipulada, pois assim poderá crescer e se desenvolver espiritualmente.
            Quando pensamos no relacionamento a ser construído entre o professor e o aluno, logo pensamos nos três principais pilares na relação de um adulto com uma criança, descritos pela Psicóloga Ana Paula Escorsim, a saber: amor, empatia e o limite.

Amor significa olho no olho, de igual para igual. Trata-se de enxergar a essência do outro, (...). O amor é a única ponte possível entre dois mundos diferentes, que são os mundos do “eu” e do “outro”. (...) O segundo pilar da relação de um adulto com uma criança é a empatia, que é a capacidade humana de colocar-se no lugar do outro. (...) Quanto ao limite, ele é necessário ao ser humano e deve ser empregado. O limite é a fronteira, demarcação visível ou invisível de um território, entre um começo e um fim, entre aquilo que é certo e aquilo que é errado, (...). O limite ordena, estrutura a criança; (Escorsim, 2016, p. 160 e 161)

            É necessário que os professores de crianças se reconheçam enquanto educadores e pessoas que tem o privilégio de apresentar a Cristo a crianças e adolescentes. Desta forma, alicerçados nos pilares do relacionamento entre adultos e crianças, temos as características comportamentais deste professor:

Prática de oração: Por mais experiente que um professor seja, quando falamos de ensinar sobre as Escrituras, estamos lidando com uma batalha espiritual. A oração de quem dá aula dominical infantil precisa ser sempre por pedido de ajuda, perdão, humildade e sabedoria;

Sensibilidade para o tratamento com o próximo: Ao contrário do que muita gente pensa, Jesus não expunha os pecados de ninguém, ele confrontava aqueles que tinham o coração duro, mas tratava com carinho e delicadeza com os pecadores mais humildes. Assim fez com a mulher adúltera que seria apedrejada, e também com a mulher samaritana. 

            Jesus é o Mestre por excelência, e para falarmos da parte prática do ensino podemos utilizar seus ensinamentos como diretriz. Jesus:
·         Tinha amplo conhecimento do assunto que falava;
·          Sempre usava exemplos práticos e;
·          Fazia relação do que ensinava com a vida das pessoas, com a rotina daqueles que o ouviam.


A compreensão do desenvolvimento infantil para um alcance objetivo da aula:
      É de extrema importância que os professores conheçam as características das crianças que está trabalhando para elaborar sua aula da EBD. Para preparar a lição, as palavras, escolher cânticos, tudo deve estar de acordo com cada faixa etária para uma melhor apropriação do conteúdo e do objetivo da aula.
·          Crianças de 4 e 5 anos (Jardim de Infância): As crianças desta faixa etária são bem ativas, gostam de atividades e até parecem que não vão cansar nunca, mas na verdade, esta explosão física tendencialmente dura por pouco tempo. Elas se cansam facilmente. Sabendo disso, o professor da EBD infantil deve estar preparado para enfrentar situações nas quais as crianças queiram falar, correr ou brincar, sem dar a menor atenção ao que está em sua volta. As crianças de 4 e 5 anos tem uma tempo de atenção aproximado de 10 minutos. Nesta faixa etária, as crianças tem uma imaginação fértil e tomam quase tudo de forma literal. Esta é uma ótima faixa etária para o professor da EBD ensinar sobre o Senhor, pois elas gostam de aprender e são curiosas. Nesta faixa etária já podem aceitar a Jesus como salvador. Mude as atividades a cada 5 ou 10 minutos, nas aulas da EBD. Utilize material gráfico simples, visuais coloridos. Uma ótima dica é usar jogos em grupo;

·           Crianças de 6 a 8 anos (Primários): Assim como as crianças de quatro ou cinco anos, esta faixa etária ainda abrange crianças ativas, que gostam de atividades como correr, pular ou andar por algum tempo. Como elas se cansam fisicamente, também, da mesma forma, ficam entediados com certa rapidez. Realizar atividades longas ou preparar sempre as mesmas coisas não é uma boa ideia. O comportamento infantil nesta faixa etária exige professores animados e dispostos, pois lidar com crianças de seis a oito anos pode ser cansativo para algumas pessoas. A mente ainda é bem literal e precisam de exemplos concretos para entender alguma coisa. É extremamente importante o uso de material gráfico no primário. Um aspecto positivo para o professor desta classe é que as crianças buscam aprovação do professor. Elogios e incentivos funcionam bem. Uma dica para o professor é realizar tarefas não competitivas, pois crianças de seis a oito anos preferem se ajudar do que competir entre si, é uma característica forte de seu comportamento infantil. A programação deve conter atividades variadas a cada 10 ou 15 minutos. Uma história que dure mais que este tempo já vai parecer chata e as crianças vão ficar entediadas. Outro exemplo que compreendem fácil é a família. Falar de pai, irmãos e mãe é uma forma de fazer com que compreendam melhor a lição. Nesta faixa etária elas já podem começar a procurar na bíblia por versículos e livros específicos.
·           Crianças de 9 a 11 anos (Juniores): Ao falarmos do desenvolvimento infantil dos juniores, estamos lidando com uma faixa etária que exige constantes mudanças e novidades. Elas gostam de passatempo e atividades fora de rotina, inclusive em lugares diferentes. Interessam-se por aventuras e já começam a ser independentes. O professor deve compreender que nesta idade as crianças ainda são desordeiras, por isso, é preciso paciência. Ao trabalhar com a classe dos juniores, o professor deve explorar ao máximo esta capacidade de memorização para ensinar assuntos novos e introduzir um conhecimento bíblico mais aprofundado. Gostam de piadas e truques, além de serem muito criativos. Estas crianças também gostam de colecionar coisas. Uma dica para o professor que vai lidar com esta faixa etária é a realização de jogo de perguntas e respostas, preferencialmente, que o aluno precise manusear a bíblia para saber responder. Estão na melhor idade para participarem de competições.
·           Adolescentes de 12 a 14 anos (Pré-adolescentes): O pré-adolescente está em mudança física como nunca. O professor desta turma tem que ser paciente e compreender essas mudanças físicas, e como isso afeta nas atividades. Nesta faixa etária o desenvolvimento mental é bem apurado, o que os leva a raciocínios mais profundos e questionamentos surpreendentes. O professor precisa se preparar para lidar com algumas perguntas mais difíceis e outras que nem mesmo saberá responder naquele momento. Ensinar o básico não funciona. Crianças com 12 a 14 anos são engraçadas e possuem um bom senso de humor, por isso, vivem fazendo piadas. Outra dica para lidar com pré-adolescente é que suas emoções são extremas. Quando estão tristes estão realmente tristes e quando estão felizes ficam ansiosos e ativos, sendo difícil controlar seus impulsos. O pré-adolescente tem uma necessidade de companheirismo, eles precisam se sentir aceitos no meio onde estão inseridos. Como estão em fase de fazer amigos, são facilmente influenciados pelos colegas. Os professores da classe de pré-adolescentes precisam ser exemplos e entender que estão sendo observados o tempo todo por eles. Este grupo precisa participar e estar envolvido em atividades da igreja. Com esta idade eles querem ficar mais tempo com os amigos e as atividades em grupo são atrativas. O professor desta faixa etária deve auxiliar na construção de uma autoimagem positiva de cada pré-adolescente. Uma dica para isso é descobrir coisas que eles façam bem feito e realizar este tipo de atividade. Priorize as atividades que podem ser feitas em conjunto. Tudo o que for feito deve ter referência às coisas que eles gostam. Seja um exemplo e dê exemplos de pessoas próximas sobre o bom comportamento do cristão.
  1. Planejamento de Aula:

·      Conhecendo a lição: O primeiro passo é estudar bem a lição. Normalmente as aulas da EBD Infantil são narrações de histórias bíblicas, com começo, meio e fim. Estude bem a sua história, do começo ao fim. Preferencialmente, use uma bíblia de estudo que tenha bastantes referências, para você conhecer detalhes históricos e culturais da época. Os alunos gostam de aprender essas curiosidades, por isso, pense sempre em ir um pouco além do texto narrado na bíblia. Ao ler a sua aula, pense em perguntas que as crianças possam fazer. Uma dica valiosa é ter um caderninho de anotações. Toda vez que você for dar aula na igreja infantil, faça um esboço da lição, com a introdução, o meio e o fim da história. Anote os pontos principais e alguns detalhes que você acha que vale a pena mencionar;
·      Esboço: Ao elaborar o seu plano de aula pense nos itens: título da aula, texto de referência, introdução, andamento, ponto mais importante, e conclusão. Por fim, reforce o ensinamento central da aula;
·      Material: Após concluir o esboço, inicie a preparação do material para a aula. Pense nas figuras, em mapas, objetos que você pode usar e até mesmo imagens, fotografias da internet ou gráficos que possam ajudar as crianças a compreenderem melhor o contexto. Lembre-se que as crianças precisam de muitos recursos visuais para compreender a aula;
·      Dinâmicas e Brincadeiras para a memorização do objetivo da lição: Seja criativo, proporcione momentos de dinâmicas e brincadeiras com o intuito da apreensão do objetivo da aula. Mas ATENÇÃO! Não é um momento para recreação e esta atividade dever ter um objetivo claro, e não ser um passatempo;
·      Técnicas: Basicamente, as técnicas de uma aula do departamento infantil se resumem à tonalidade de voz e linguagem corporal. Por isso, treine bem como falar alto e devagar. Ao falar nomes ou palavras desconhecidas, fale pausadamente (silabado), como por exemplo, DEU-TE-RO-NÔ-MIO ou CA-FAR-NA-UM;
·      PRATIQUE!

Fonte: “Evangelização e Discipulado com Crianças”, por Marilene do Amaral Silva Ferreira.





REFERÊNCIAS:

A história da EBD no mundo. http://escolabiblicadominicalparatodos.blogspot.com/2016/08/34-historia-da-ebd-no-mundo.html. Acesso em 15 de fevereiro de 2020.


A importância do investimento no ministério infantil das igrejas. https://regionalevangelico.com.br/a-importancia-do-investimento-no-ministerio-infantil-das-igrejas/. Acesso em: 13 de fevereiro de 2020.


Características das crianças juniores. http://www.materialgospel.com.br/caracteristicas-dos-juniores/. Acesso em 13 de fevereiro de 2020.

Como montar seu plano de aula para escola dominical infantil.  http://www.materialgospel.com.br/como-montar-seu-plano-de-aula-para-escola-dominical-infantil/. Acesso em: 13 de fevereiro de 2020.

Comportamento infantil das crianças de 6 a 8 anos. http://www.materialgospel.com.br/comportamentoinfantil6a8anos/. Acesso em 13 de fevereiro de 2020.

Deixai vir a mim as criancinhas. https://comunhao.com.br/ministerio-infantil/ Acesso em: 13 de fevereiro de 2020.
Desenvolvimento infantil de nove a onze anos. http://www.materialgospel.com.br/desenvolvimentoinfantilnoveaonzeanos/. Acesso em 13 de fevereiro de 2020.

Dicas para EBD: Características das Crianças de 4 e 5 anos. http://www.materialgospel.com.br/ebdcriancasde4e5anos/.  Acesso em 13 de fevereiro de 2020.

ESCORSIN, Ana Paula. Psicologia e desenvolvimento humano. Curitiba: Intersaberes, 2016.



Escrito por: Karina Teresinha Muehlbauer
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Att:Paulo Diego Alves