Paulo: Experiência com o Jesus revelado

Paulo: Experiência com o Jesus revelado
Paulo: Experiência com o Jesus revelado


 Texto base: At 9:3-6 "Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Paulo, Paulo, duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, lá te será dito o que te cumpre fazer".

Paz querido e querida leitora do blog como vai?

 Na postagem de hoje aqui no blog abordaremos o exemplo de Paulo que, após transformado, testemunhou da sua experiência com Jesus revelado.

Bom.... Para início de conversa faço a seguinte pergunta:
Quem era Paulo?
 Paulo era judeu, fariseu, da tribo de Benjamim. Seu nome hebraico era Saulo (At 7:58). Nasceu em Tarso, cidade da Ásia Menor. Esteve presente na morte de Estevão: "E também Saulo consentiu na morte dele" (At 8:1).
 Vivia em obediência fiel à lei mosaica e, baseado neste zelo extremado perseguia a Igreja, "entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere (At 8:3)" ; o que foi por ele confirmado na Carta aos Filipenses (Fp 3:5-7).

 Até o  momento da conversão  de  Saulo, sua situação ainda era de perseguidor da Igreja, "respirando ainda ameaças de morte contra os discípulos do Senhor" (At 9:1), levava Saulo a viver com este propósito. Logo após assistir a morte de Estevão, solicitou cartas para continuar as perseguições;
 Assim "..., dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém" (At 9:1-2).

 A experiência no caminho de Damasco: (At 9:3-4)

 – "Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?" Paulo aceita imediatamente que Jesus é o Senhor: (At 9:5-6) Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? O Senhor, demonstrando seu grande amor, diz a Paulo que duro é para o homem resistir às oportunidades que o levam ao verdadeiro Caminho: "Saulo, Saulo, duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões" At 9:5.

 Recalcitrar significa teimar, resistir obstinadamente. Paulo passou a entender que até aquele momento resistia ao Caminho.  quantos hoje em dia não sofrem pela mesma atitude dele?
Homens e mulheres que foram chamados para servir ao Senhor, resistem ao invés de se entregarem e se doarem ao evangelho de Cristo

Saulo quando perseguia a igreja e a obra de Deus, estava perseguindo o Próprio Jesus .
 Eu sou Jesus, a quem tu persegues... (At 9:5-6).
 Mas ele depois do encontro com o Jesus revelado diz:
Senhor, que queres que faça? (At 9:6).
 Paulo, diante desta experiência, deseja fazer a vontade do Senhor, transferindo para Jesus a direção de sua vida. Em lugar da obstinação, da resistência ao chamado, passou a existir submissão e desejo de identificar-se com o Caminho.

 INÍCIO DE UMA VIDA TRANSFORMADA:

  Vemos que quando encontramos verdadeiramente a Cristo deve haver o abandono dos  nossos antigos propósitos. Paulo continuou seguindo para Damasco, mas agora sendo conduzido de acordo com o projeto do Senhor e não segundo a sua vontade pessoal (At. 9:8).

Paulo ainda impactado pela glória de Jesus ficou três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu (At 9:9).
 Na vida do homem transformado pelo poder do Senhor os três dias tipificam vida - morteressurreição de Jesus:

 Benefícios do encontro com Jesus revelado:

- Assistência da igreja: (Primeiro benefício)

 Através de uma visão, o Senhor move o coração de um servo, que morava em Damasco, chamado Ananias, para dar assistência a Paulo: At 9:10 "... Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!"
Hoje vivemos a mesma experiência no culto profético quando o Senhor quer nos mostrar aqueles que virão até a Igreja e precisam de nossa assistência. Na visão dada a Ananias vemos um exemplo da profundidade nos dons que devemos buscar: ...e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas,..." o nome da pessoa: "... procura por Saulo, apelidado de Tarso..."."... pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias,que lhe imporia as mãos, para que recuperasse a vista" (At 9:11).

Vemos também a dúvida que pode surgir diante de uma conversão: Num momento de insegurança, Ananias, duvidou da conversão de Paulo respondendo:...: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;... (At 9:13 -14)
 Ananias agiu pelo conhecimento que tinha sobre quem era Paulo, limitado à sua condição humana pois sabia que cair nas mãos de Paulo significava perseguição e morte.
 Às vezes não compreendemos como Deus quer agir em nossa vida e na daquele a quem iremos assistir. Chamado para a instrumentalidade: Deus revelou a Ananias o projeto para a vida do novo convertido, e agora Paulo era quem estava sendo chamado para a instrumentalidade:
 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.

- Participação no Corpo: (segundo benefício)

 Entendendo o projeto de Deus para a vida de Paulo, Ananias o aceita, chamando-o de irmão...Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou; (At 9:17).
 O Senhor providenciou uma assistência pessoal e imediata ao novo convertido. Ananias foi usado para confirmar a experiência de Paulo: "... a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo" (At 9:17)
 Paulo recebeu a imposição das mãos e tornou-se cheio do Espírito Santo, passando a enxergar, a ver o Caminho, Jesus, aquele que conduz à eternidade. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. ... levantou-se e foi batizado. (At 9:18)
 Lutas e vitórias na evangelização Deus não prometeu um caminho fácil a Paulo: eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.

 O próprio  Jesus disse que não existe caminho largo que leve para o céu. Pelo contrário; o Mestre nos advertiu que estreita é a porta e apertado é o caminho que nos conduz a salvação.
 Não existe evangelho sem cruz e sem dificuldades. Temos sido levados a acreditar que viver com Jesus nos garante uma vida de tranquilidade absoluta; sem provas, problemas ou maiores dificuldades. Mas através das provações que o caráter de Paulo seria moldado.

 – Testemunho (Terceiro benefício)

 Uma das mais preciosas alegrias na vida de um Cristão genuinamente convertido é poder testemunhar do poder de Jesus e das maravilhas Dele.
 Paulo pode dar bom testemunho:
-Perante os judeus e gentios (At 20 e At 21)
-Perante o povo (At 21)
 -Perante o sinédrio: (At 22)
 -Perante o governador (At 23)
-Perante o rei (At 26)

Para concluirmos essa "resenha" sobre a vida de  Paulo, podemos afirmar que sua transformação  foi imediata. Deus mudou e transformou a vida de homem que outrora estava distante de Deus e dos seus caminhos.
Também pudemos observar que o chamado do Senhor é pessoal. Na vida de Abraão, Moisés e Samuel aconteceu de maneira diferente da conversão de Paulo. Deus chama cada um com propósitos determinados. Os chamados foram selados com diferentes sinais que são também segundo a Sua vontade.

Que o mesmo Jesus que mudou a vida de Saulo, mude a sua vida.
Não há coração tão duro diante do poder transformador de Jesus.
ALELUIA .......

Obs: Deixe seu comentário ele é muito importante pra nós amém?
Share:

3 comentários:

  1. A paz meu querido irmão! :)
    Depois dessa maravilhosa leitura q fiz,sobre a vida de Paulo, podemos ver q Deus sabe como trabalhar na vida de uma pessoa... e aprendemos como a igreja deve agir com os novos convertidos, que Deus continue o abençoando de uma maneira linda e o inspirando a escrever os posts!!! Um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor irmã como vai?
      É verdade o que disse, Deus sabe a maneira exata de trabalhar na vida do homem.
      Que bom que gostou do post e que Deus também te inspire a escrever posts abençoados e inspirados pelo Espírito Santo.
      Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia e paz!
    Muito boa toda essa reflexão sobre a conversão de Paulo só mostrar como não é fácil seguimos e obedecer os ensinamentos do Senhor,mas ao mesmo é prazeroso estamos na presença Dele.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves