Ver para crer ou crer para Ver ? " O cego Bartimeu "


"Bartimeu: Aquele que via além do que os seus olhos podiam ver".


" E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista." (Marcos 10:51).


Paz do Senhor amados!

Com certeza você já ouviu falar acerca do cego Bartimeu ,o filho de Timeu não é verdade?
Bom então vamos aprender hoje  que não devemos crer somente quando tudo está ao nosso favor. Devemos acreditar quando não há mais saída ou solução perante nossos olhos.

Essa passagem bíblica nos fala sobre um cego, mendigo e desprezado pela sociedade. Que estava assentado na beira do caminho na saída de Jericó pedindo esmolas.
Vale a pena frisar e relembrar que as  pessoas que tinham algum tipo de "deficiência" ou com  determinada doença  na época eram tirado do meio da sociedade e entregues a própria sorte. Pois eram considerados impuros ou até malditos e pecadores.

Vemos então o nosso Jesus entrar na história desse homem. Bartimeu então ouve uma multidão passando por ali e descobre que Jesus está no meio dela.
Então começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. ( Marcos 10:47).
Muitas coisas passam despercebidas nessa história. Um exemplo é:  porque Bartimeu clamou mesmo sem ter visto Jesus operar algum milagre?
Com certeza é porque nem sua doença, desprezo ou sua vida de morador de rua, o impediram de sentir a presença do Messias e crer que ele poderia curar e o tirar daquela situação.
Então ele clama pelo Senhor, pedindo misericórdia e compaixão. Mas a "multidão"  o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
 É lindo ver um homem com todas essas adversidades continuar clamando. Muitas das vezes temos de tudo em nossa casa, carro do ano, trabalho bom e mesmo assim não cremos que Deus pode nos ajudar e mudar a nossa história.

" E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus."

Veja que Bartimeu era tão convicto da sua vitória, que largou sua "capa" para encontrar Jesus. A capa referida no texto bíblico é a mesma que vemos os moradores de rua de hoje usarem, que nada mais é que um cobertor que eles carregam nas costas.
Mas na nossa vida espiritual é assim também. Quer ver Jesus operar em sua vida?
Então deixe sua capa: de medo, vergonha, inferioridade, duvida, falta de fé etc.
Lemos no livro de Gênesis que Deus manda Abraão sair para fora da tenda e olhar para cima , contar as estrelas para saber o tamanho da promessa de Deus na vida dele.
Muitas vezes temos que sair da nossa zona de conforto se quisermos ver Jesus operar na nossa vida. Abraão creu na promessa e isso foi lhe imputado como justiça. Bartimeu confiou que  Jesus iria lhe ouvir e atender ao seu clamor.

" E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
Ele sabia o que o cego precisava, mas perguntou porque queria ouvir de seus lábios o desejo do coração. da mesma forma nós queridos, Deus sabe tudo o que você quer e pensa. Mas ele quer ouvir nossos pedidos através da oração.

  E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


Bartimeu é a representação de nós antes de aceitar Jesus.

Porquê?
Todos nós antes de encontrar com Jesus padecíamos de muitas necessidades e nem se quer rumo ou sentido havia na nossa vida .
Mas Jesus veio para salvar o que se havia perdido, ele sabia que muitos estavam cegos e muito já não tinham mais visão de algo bom e de um caminho melhor.
Deus ouve o seu clamor ainda que a " multidão " de problemas e dificuldades tentem te parar. Quando os problemas aumentarem clame ainda mais alto, pois Jesus está pronto pra te ajudar e abençoar.

Vemos que tinha: um caminho, um cego e Jesus. O nosso Senhor passou no caminho de Bartimeu e mudou o rumo de sua história, o mesmo Jesus está ai do seu lado esperando você chamar por ele.
Não adianta apenas esperar no caminho, tem que orar e clamar. pois Jesus te pergunta nesse momento:

O que queres que eu te faça?

Deus te abençoe!


Escrito por:  Missionário Paulinho


Share:

Um comentário:

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves