Elias : Um profeta que confiava em Deus.


A Paz do Senhor Amados!

Hoje estaremos meditando acerca de uma passagem da história de um grande Profeta do Senhor: Elias! O texto base se encontra em 1 Re 18: 17, 22 – 40.
Elias é um dos profetas mais conhecidos da Bíblia Sagrada, e o mais famoso dos profetas de Israel. Foi chamado por Deus em um dos piores momentos da história de Israel, onde fome, miséria, apostasia faziam parte da realidade daquele povo. Mas Elias, cujo nome significa “Jeová é Deus” com coragem e ousadia foi escolhido por Deus para ser sua Voz em meio a tudo isso.


Elias foi um profeta muito usado pelo Senhor em um momento onde a Idolatria e a Perseguição aos profetas imperavam. Para termos uma idéia, o Rei Acabe (Rei intrinsecamente relacionado com o profeta Elias e seu ministério) é descrito pela Bíblia como um Rei que fez pior do que todos que lhe antecederam (1 Re 16:30). E é face-a-face com este Rei que começaremos a meditação de hoje.

Após Elias fugir da presença de Acabe e ser alimentado por corvos e pela viúva de Sarepta, eis que Elias ouve a voz do Senhor que diz: “Vai e apresenta-te a Acabe” (1 Re 18: 1). Elias fez o que ordenou o Senhor, e o que mais chama a minha atenção é o momento em que ambos se encontram, pois imagine o que se passava no coração e na mente de ambos. Mas Elias sabia em quem cria, e sabia que foi o Senhor que lhe ordenara isto. Quando Acabe viu Elias falou: “ És tu o perturbador de Israel?” (1 Re 18:17). Imagine! Aquele homem, que fazia atrocidades perante aos olhos do Senhor ousou chamar Elias de perturbador! Talvez você também em seu ministério, por não compactuar com aquilo que é mau perante ao Senhor é visto muitas vezes como perturbador, mas não exite em fazer aquilo que o Senhor lhe ordena. Pois não importa o que falam de ti, veja antes QUEM fala. Acaso tem sido Acabe que fala isto de ti e do teu ministério?
Elias, agora perante todo o povo os indaga: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” (1 Re 18:21)
Este questionamento fez com que o povo se calasse, mas creio que o silêncio é sinal de que aquele povo foi impactado com esta pergunta. Talvez diante de tudo o que estava acontecendo muitos não tinham a consciência de que o que praticavam era mau perante ao Senhor. E esta pergunta fez com que refletissem sobre sua postura. O que precisa ficar claro é que a liberalidade para que isto aconteça é proporcional ao que faz tais práticas, ou seja, aqueles que nada faziam para alertar ao povo de que tais práticas eram incondizentes com a vontade do Senhor, mesmo não servindo aos baalins diretamente estavam sim a seu serviço. Por isso, jamais exite em denunciar o pecado.
Elias e os 450 profetas de Baal. Elias podia ser apenas um, mas O GRANDE EU SOU estava com ele, E a convicção de quem DEUS estava como ele era tanto, que mesmo em meio ao povo e aos 450 profetas, quando estes começaram o seu ritual clamando para que baal mandasse fogo do céu, Elias ainda zombava deles. Ele não temia porque sabia QUEM o acompanhava. Por isso, não temas se é o Senhor quem está ao seu lado. Mesmo diante daqueles que com uma palavra podem atentar contra a tua vida, saiba que com Deus ao seu lado não importa quantos ou o poder que tem aqueles que estão vindo contra ti e o teu ministério.

Após os profetas de baal desistirem, foi a vez de Elias. Isso nos ensina que não importa se alguns tentam passar na sua frente. Aquilo que o Senhor tem para ti ninguém poderá tomar. E o primeiro cuidado de Elias foi com a reparação do altar. O Altar do Senhor é Sagrado. È onde se oferecem os sacrifícios. Tanto naqueles dias, quanto se fizermos uma analogia com nossos dias vemos que se o altar não estiver reparado os sacrifícios ali gerados não subirão ao Senhor.

 Por fim, para que ninguém tivesse dúvida de que Deus era com ele, Elias após edificação do altar em nome do Senhor pediu que ainda fosse derramada água por três vezes sobre o holocausto e a lenha. Fazer fogo com lenha molhada é infinitamente pior, mas com este gesto Elias queria deixar claro que quem operaria contraria toda a ciência e o conhecimento humano. Então Elias clama e o fogo do céu desce! Resta ao povo cair com seu rosto em terra e declarar: “Só o Senhor é Deus”.


Pela fé, ousadia e coragem deste profeta muitas vidas voltaram-se ao SENHOR!



Escrito por : Karina.T.Muehlbauer
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves