Páscoa de Moisés - Êxodo 12

Páscoa de Moisés -  Êxodo 12, pascoa judeus, páscoa exodo doze, estudo sobre a pascoa, Páscoa na bíblia, sobre a páscoa, páscoa at,  pascoa antiga, verdadeira páscoa
A Origem da Páscoa do povo Judeu


A aproximadamente 500 anos atras um grande evento mudou a história não somente de Israel, mas também de todo o mundo então conhecido, Egito, Canaã e todo Oriente Médio mudou totalmente.  A saída de Israel do Egito marcou o cumprimento da Palavra que Deus deu a Abraão, 400 anos sua geração passou peregrina e escrava em terra estranha (Gn 15.13, At 7.6). A Páscoa não marca somente a saída de Israel, marca a consolidação de uma nação. Todos conhecemos a história de como Moisés com a Mão poderosa de Deus fez maravilhas, cantamos, contamos para as crianças, mas quero ir além desta maravilhosa história que contamos, quer ir a Bíblia e ver como foi A Páscoa de Moisés.


Então vamos para o texto Êxodo 12.

Quando o Senhor começa a falar sobre a Páscoa, a primeira coisa que compreendemos é que mudaria tudo para o povo de Deus. A Páscoa marcaria o princípio de um novo ano, uma nova vida.

"Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Ex 12.2"

Além de marcar um novo ano a Páscoa celebra a família, em Ex 12.3-4, Moisés usara estas expressões, casa de seus pais, cada casa, família. No centro do projeto da Páscoa, está a família, a Páscoa é uma reunião familiar, onde todos deveriam estar juntos, reunidos entorno da celebração desta Nova Vida. Ao ler com atenção o texto de Êxodo 12, precisamos ficar atentos para estas revelações que muitas vezes deixamos de lado em nossas leituras rápidas da Bíblia, cada frase, cada versículo, contém verdades para nós e os nossos. Na sequência, o Senhor ordenará a Seu povo que comecem as preparações para a Celebrar, toda obra de Deus é anunciada e precisa de organização.

A ordem da Páscoa veio em 10 do mês de nissan, a pascoa seria em 14 do mês de nissan. O cordeiro deveria ser preso e preparado com antecedência e não seria  somente um cordeiro, deveria ser um sem defeito, de um ano de idade e macho. Este sem defeito, vai falar de uma perfeição física, sem problemas nos dentes, pernas, casco, couro.

Esta preparação nos lembra de nosso Mestre, preso na quinta-feira anterior à Páscoa, o verdadeiro Cordeiro Pascal.

"Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum, IPe 1.19"

Além do Cordeiro, deveriam estar presentes nesta preparação Pães Asmos e Ervas Amargas, tudo para aquela noite. Nos lembra de todo o trabalho que o Senhor teve para nos tirar do mundo e nos lembrando do amargor do pecado. Nos reuniu em uma Família (Ef 2.19-22IJo 3.1-2Jo 8.35Gl 4.4-7), debaixo de um único teto e chamou de Igreja, o lugar daqueles que passaram o Mar Vermelho:

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. ICo 10.1-4".

A Páscoa de Moisés tem esse nome devido o termo hebraico para páscoa é חג הפסחא (pesach), que significa passagem, mais especificamente a passagem do anjo do Senhor pela terra do Egito trazendo libertação e um novo ano para as famílias que estavam reunidas. Depois de todas as preparações do cordeiro, as ervas amargas e os pães asmos, ficou um último trabalho para o 14º dia a noite, marcar com sangue a verga das portas, com o sangue do cordeiro imolado. De uma forma estranha e diferente estamos entendendo neste tempo o que é ficar em casa esperando que a tempestade ou o anjo do Senhor passe.
O sangue marcava não simplesmente a porta, mas marcava a obediência, o temor e a esperança nAquele que prometeu o livramento. E o desfecho todos conhecemos a morte entra em toda a casa que não tem sangue na verga da porta, até na casa de Faraó, assim dando início a todo o processo de saída do Egito. Amanhã em nosso próximo artigo iremos continuar falando da Páscoa, falaremos sobre Cada Elementos que faz parte da Páscoa.

Escrito por: Pastor Emerson Santos


Já conhece nosso App Palavra Diária? Com ele você terá acesso a todo o nosso material gratuitamente e muito mais fácil. clique no link abaixo para baixar na playstore.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves