INTRODUÇÃO CARTA AOS COLOSSENSES - (Remetente, Propósito e Destino)
A cidade de Colossos ficava cerca de 160 km de distância da importante cidade de Éfeso (ver mapa 1), era também próxima das cidades de Laodiceia e Hierápolis.
Assim como Paulo escreveu a carta aos Efésios, Filipenses e Filemom estando preso em Roma, a carta a igreja de Colossos também foi escrita estando nessa prisão.
(Mapa 1) |
Os crentes dessa igreja eram na sua grande maioria gentios que haviam se tornado cristãos pela pregação do evangelho (Cl 2.13). É interessante observarmos que a forma distante com que o apóstolo escreve a eles ao dizer que
“ouvira” a respeito da fé desses cristãos (Cl 1.4) e a afirmação de que não tinham visto pessoalmente o apóstolo (Cl 2.1), nos dá o entendimento de que a igreja em Colossos não foi fundada por Paulo e que ele ainda não tinha ido naquela comunidade.
Além disso os crentes de Colossos tinham aprendido sobre o evangelho com Epafras (Cl 1.6-7), sendo que provavelmente este foi a pessoa que iniciou a igreja entre eles. Epafras estava na companhia de Paulo quando este escreveu esta carta (Cl 4.12-13), assim podemos concluir que Epafras se tornou um cristão pela pregação do evangelho quando Paulo esteve em Éfeso na seu segunda viagem missionária, depois começou a evangelizar as região próxima a Éfeso nas cidades circunvizinhas de Colossos, Laodiceia e Hierápolis. Depois visitou Paulo em sua prisão em Roma a fim de pedir conselhos ao apóstolo devido uma perigosa heresia que ameaçava a sã doutrina.
PROPÓSITO
Paulo escreve aos cristãos colossenses para realçar a pessoa divina de Jesus e sua obra criadora e redentora, apresentando-o como o “Cabeça da Igreja”. Devido a heresia que surgia no ceio da igreja naquele momento em que desvalorizava a pessoa de Cristo, Paulo contra-ataca antes que seja tarde demais.
Paulo também extrai implicações práticas dessa exaltada cristologia no tocante à vida e a maneira diária de viver do cristão verdadeiro. Tal heresia menosprezava a pessoa de Cristo, dava ênfase à filosofia humana, continha elementos do judaísmo, incluía a adoração aos anjos e alardeava um ar exclusivista de segredo e superioridade.
A heresia colossense era uma mistura do legalismo judaico, das especulações filosóficas dos gregos e do misticismo oriental.
Pastor Urias Junior
__________________________________________________________________________________
Tags: carta aos colossenses estudo, epístola aos colossenses propósito, colossenses introdução a carta, estudo e esboço de colossenses, resumo de colossenses, livro de colossenses explicação, INTRODUÇÃO CARTA AOS COLOSSENSES - (Remetente, Propósito e Destino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.
* Comentários ofensivos serão deletados.
Um grande abraço!
Att:Paulo Diego Alves