EPÍSTOLAS
AOS COLOSSENSES CAPÍTULO 01 - SÉRIE CARTAS PAULINAS
INTRODUÇÃO: Como você já deve ter visto na introdução ao
livro de Colossenses, Paulo não foi o fundador direto desta igreja, porém tem
parte em tudo isso devido ao seu evangelismo e obra missionária. Os frutos de
dedicar a vida ao Senhor e pregar a verdade do evangelho faz com que a igreja
amplie seus horizontes e chegue há muitos lugares.
O
Propósito pelo qual Paulo escreve esta carta é defender e reforçar a supremacia de Cristo, também apresentar Jesus
como O Cabeça da Igreja, o
reconciliador e mediador entre os homens e Deus Pai. Aprenderemos muitas lições
através do estudo desta carta que nós possamos absorver o melhor de cada
capítulo.
Análise
do texto – Vers. 1 ao 29
(1) “Paulo,
apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade
de Deus, e o irmão Timóteo, aos
santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor
Jesus Cristo. (Colossenses
1:1-2 l ARC).
Não restam dúvidas quanto a autoria da carta, pois Paulo segue o modelo de apresentação de outras cartas nas quais se utiliza dos mesmos recursos linguísticos, reforçando seu apostolado e frisando que não o é por vontade humana, mas por propósito e chamada Divina. Nos primeiros versículos ele se direciona aos crentes de Colossos, igreja esta que era composta em sua maioria por gentios que se converteram ao cristianismo através da pregação do evangelho. No início de sua saudação o apóstolo combina a palavra grega utilizada para graça com a saudação hebraica padrão “Paz”. Ele amplia e aprofunda, e quer lembrar seus leitores de que a grandiosa fonte de graça e perfeição está em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo (Rm 1.7).
(2) “Graças
damos a Deus, Pai de
nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre
por vós, porquanto ouvimos da
vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os
santos; por causa da esperança
que vos está reservada nos céus, da qual já, antes, ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,” (Colossenses
1:3-5 l ARC)
Paulo não era do tipo de pessoa
que ora apenas em momento de angústia e necessidade, o apóstolo tinha uma vida
ativa e produtiva de oração e intercessão. Quando ouviu falar de como estava
progredindo a igreja em Colossos, não cessou de agradecer por ela. Enquanto nós
temos a tendência de orar apenas por nossa congregação e denominação, Paulo nos
ensina a orar por todos os crentes, independentemente de seu costume, placa ou
denominação.
Paulo também ressalta três
qualidades da igreja em Colossos, a primeira era o amor que tinham para com todos os santos, revelando que realmente a
igreja tinha entendido a essência do evangelho, pois sem o amor de nada se aproveita (Leia 1 Coríntios 13). Se pregarmos sem amor, servirmos sem amor,
convivermos sem o amor; estamos na verdade longe do conhecimento de Cristo,
pois Ele é o Próprio Amor. Se quisermos ser parecidos com Ele, devemos viver em
amor.
A segunda
qualidade relatada por Paulo é a esperança que eles tinham em Cristo e naquilo
que está reservado nos céus. Os Colossenses mantinham a esperança da salvação em Cristo Jesus, o foco da igreja estava no
céu e nas coisas espirituais. Infelizmente se fizermos um contraste com os
nossos dias, podemos perceber que pouco se prega sobre o céu e infelizmente
muitos já perderam a esperança da vida eterna. É preciso atentar para esta
promessa, pois um dia estaremos com o nosso Senhor na eternidade. Que nunca
percamos esta esperança.
E a
terceira qualidade descrita é a fé (mencionada na parte “A” do versículo
3). Paulo se alegra pelo fato da igreja ouvir, crer e permanecer na fé. É
magnífico ver que o apóstolo valorizava a essência da igreja, aquilo que talvez
alguns nem enxergavam (ou viam como natural), Paulo fazia questão de mencionar.
Este deve se o “tripé” magno da igreja do Senhor Jesus: Fé, amor e esperança.
(3) “que já chegou a vós, como também está em
todo o mundo; e já vai frutificando,
como também entre vós, desde o dia em que ouvistes
e conhecestes a graça de Deus em verdade; como aprendestes de Epafras,
nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, o qual nos
declarou também o vosso amor no
Espírito.” (Colossenses
1:6-8 l ARC)
Por ouvirem o verdadeiro
evangelho e praticá-lo, começaram então a frutificar. Tudo que Paulo evidencia
é um resultado do fruto da vivência cristã pautada na palavra. Não tem como
alguém viver o evangelho e não frutificar, lembre-se do que Jesus falou:
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara
de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se
não estiverdes em mim.
Eu sou a
videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como
a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem
em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (João 15:4-8)
A verdadeira vivência com a
palavra nos faz frutificar, se dissermos que estamos em Cristo, mas não damos
nenhum fruto, obviamente estaremos mentindo a nós mesmos, pois quem ouve a sua
palavra produz frutos dignos de arrependimento. Um cristão que vive bem, é o
que ouve e pratica o evangelho do Senhor Jesus.
Paulo também cita Epafras, e
conforme relatado na introdução ao livro de Colossenses, os
crentes de Colossos tinham aprendido sobre o evangelho com ele; Epafras (Cl 1.6-7), sendo que
provavelmente este foi a pessoa que iniciou a igreja entre eles. Epafras estava
na companhia de Paulo quando este escreveu esta carta (Cl 4.12-13), assim
podemos concluir que Epafras se tornou um cristão pela pregação do evangelho
quando Paulo esteve em Éfeso na sua segunda viagem missionária, depois começou
a evangelizar as região próxima a Éfeso nas cidades circunvizinhas de Colossos,
Laodiceia e Hierápolis. E com tudo isso entendemos que ao citá-lo em sua carta,
Paulo fala com conhecimento de causa, dando-lhe o título de fiel ministro de Cristo.
Será que as pessoas nos
consideram assim? Será que diante das testemunhas que nos cercam, somos
considerados (as) ministros fiéis a
Cristo? Pode ser um ponto para meditarmos e reavaliarmos em nossa conduta
pessoal.
(4) “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não
cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua
vontade, em toda a sabedoria e
inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do
Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no
conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua
glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, dando graças ao Pai, que
nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.” (Colossenses
1:9-12 l ARC)
Por esta
razão..... Paulo nos ensina o modelo de intercessão no qual
não se ora apenas por quem está caído, falido, doente e desanimado, mas na
oração lembrar dos que estão no caminho da verdade, para que estes jamais saiam
da essência e verdade que há em Cristo. O apóstolo tinha razões para orar e
interceder pelos colossenses, pois estes eram fiéis a Deus, frutificavam e
viviam no amor em Espírito.
Toda a
sabedoria e inteligência espiritual...... A
principal preocupação de Paulo era que eles adquirissem pleno conhecimento da
vontade de Deus. O desejo de servirmos ao Senhor será inútil se não entendermos
corretamente Aquele a quem desejamos servir e adorar. Por isso, Paulo ora para
que os colossenses sejam cheios do pleno
conhecimento que inclui toda a
sabedoria e inteligência espiritual. Em um modo geral, sabedoria é a
manifestação prática do conhecimento adquirido (Tg 3.17), e esse conhecimento não pode estar desvinculado da inteligência espiritual obtida pelo
discernimento dado pelo Espírito Santo. Todo cristão deve buscar a sabedoria
que vem do alto, e buscar viver de uma forma “inteligente” (espiritualmente
falando), o que implica em não ser guiado pela carne ou pelo coração, mas sim
guiado e orientado pelo Espírito do Senhor.
Além do
pleno conhecimento da vontade do Senhor mencionado no versículo 9, Paulo deseja
que eles consigam andar dignamente diante do Senhor. Ele almejava que os irmãos
de Colossos vivessem de maneira que refletisse verdadeiramente o que Deus havia
feito por eles e ainda operava entre eles.
(5)
“Ele nos tirou da potestade das
trevas e nos
transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é
imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que
há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações,
sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e
todas as coisas subsistem por ele.” (Colossenses 1:13-17
l ARC)
Ele nos
tirou da potestade das trevas ..... Se não fosse o amor (Ágape = Amor incondicional) e a graça (favor imerecido) do Nosso Pai
Celestial e de nosso Senhor Jesus, estaríamos mortos em nossos pecados e
delitos. Ele nos amou quando ainda éramos inimigos e nosso destino seria a
perdição. Mas através da sua Obra Redentora, Cristo nos tirou da condição de
perdidos e nos transportou para o Reino do Pai proporcionando assim, a salvação.
Por isso a maior benção que um
homem pode contar é que foi resgatado pelo Senhor Jesus, não existe maior
vitória ou benção mais signficante que esta.
Em quem
temos a redenção.... A palavra grega para
redenção indica naturalmente que um preço ou resgate é pago pela libertação de
um escravo, todavia éramos de fato escravos do mundo e do pecado, e a servidão
da qual os fomos libertos não é física,
mas espiritual. Somos livres da escravidão do pecado através da remissão
por meio do sangue de Jesus Cristo (Ef 1.7). Há perdão para os pecados dos
homens, basta este confessar o seu erro e pedir perdão a Deus. O sangue de
Cristo nos purifica de todo pecado. Que possamos declarar que somos livres em
Cristo Jesus, e o pecado não domina mais a nossa vida.
Nos
versículos seguintes Paulo enfatiza a supremacia de Cristo enfatizando que
Cristo é o primogênito da Criação (Primogênito
aqui pode aplicar-se a uma prioridade em termos de tempo ou de posição), pois
em Cristo foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, tanto as visíveis
quanto as invisíveis (sabemos que existem o mundo físico e o espiritual), Ele
está acima de tudo, e tudo subsiste por Ele.
(6) “E ele é a cabeça do corpo da
igreja; é o
princípio e o primogênito dentre os
mortos, para que em tudo tenha a preeminência,
porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que,
havendo por ele feito a paz pelo sangue
da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas,
tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.” (Colossenses 1:18-20 l
ACF).
Este é o mais importante
ponto do Cristianismo: Cristo é o cabeça
da igreja. Pois muitos se escandalizam com homens e abandonam a fé , enquanto
outros após receberem uma boa posição no evangelho acabam pensando serem
“donos” da igreja. Paulo com toda a sua experiência, exalta o Senhor Jesus,
pois foi Ele (Jesus) quem morreu e se entregou pela igreja.
Paulo
afirma que Cristo é o primogênito dentre
os mortos, ou seja, Cristo foi o primeiro a ressuscitar dos mortos. Sua
própria ressurreição é garantia de que a Igreja, um dia, ressuscitará (1 Co
15.12-28). Através da sua morte e ressurreição na cruz, não apenas venceu a
morte, mas também nos reconciliou com o Deus pai, nos fazendo aceitáveis diante
Dele.
(7) A vós
também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne,
pela morte, para, perante ele, vos
apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade,
permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do
evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo
do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. (Colossenses
1:21-23 l
ARC).
Paulo expõem
o propósito pelo qual Cristo morreu na cruz, e também dexcreve as condições
para que sejamos de fato participantes da promessas do Senhor. Se somos
justificados e resgatados por Cristo, devemos confirmar com nossas atitudes e
conduta. Para isso o apóstolo elenca o compromisso e o dever daqueles que
querem alcançar a salvação.
O
primeiro quesito é a santificação, pois sem ela ninguém verá ao Senhor ( Hebreus 12:14). Esta é a marcada da
igreja de Cristo, a santidade. E o outro compromisso que devemos ter é de ser
irrepreensível e inculpável, pois o pecar na vida do cristão deve ser errar o alvo ou pisar em falso. Jamais devemos pensar que por confessamos a
Cristo, seremos salvos mesmo tendo uma vida carnal e longe do exigido pela
palavra. A igreja que será salva é a que permanecer firmada e fundada na fé,
que por hipótese alguma se desviará da verdade e aguardará fielmente a vinda de
Cristo.
(8) ”Regozijo-me, agora, no
que padeço por vós e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo,
pelo seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a
dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra
de Deus: o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as
gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos;” (Colossenses
1:24-26 l
ARC).
O apóstolo Paulo não só ensina
como a igreja deveria viver, como também evidencia isso em sua própria vida. Ao
contrário de muitos, ele se alegra no sofrimento, pois sabe que assim está
cumprindo o mandamento de Cristo:
“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo,
e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida,
perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lucas 9:23,24)
Notamos
em nossos dias um evangelho de facilidades e sem cruz. O que atrai as pessoas
são mensagens carregadas de triunfalismo,
onde ensina-se que Deus vai dar, Deus vai fazer e que o melhor está por vir. Ouso dizer que o melhor de Deus já veio,
e esse melhor foi seu filho Jesus vir a este mundo para morrer por nossos pecados.
O cristianismo sem cruz e sem renúncia é falso
e descartável. Quando olhamos para os ensinamentos de Cristo sabemos que neste
mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo, pois Ele já venceu todas as
coisas. Saibam meus irmãos que a maior marca da igreja são as batalhas que o
evangelho nos traz. Não largue a sua cruz e glorifique a Deus em tudo, jamais
pense que ser cristão é fácil.
E o
mistério relatado nesses versículos é parecido ao mencionado em Efésios 3.8-10.
O apóstolo usa esse termo para se referir ao conhecimento que esteve oculto
desde todos os séculos e em todas as gerações (Cl 2.2; 4.3; 1 Co 2.7; 4.1; Ef
3.4,9; 5.32; 6.19; 1 Tm 3.9,16), mas que, agora, estava sendo revelado pelo
Altíssimo. O Senhor revelou esse mistério a Paulo e chamou-o para ser o
despenseiro desse mistério (Ef 3.5). O
mistério é que Cristo agora vive no coração dos cristãos gentios e Cristo
em vós é a esperança da glória. Mistério
esse que por extensão significa também a união
de judeus e gentios em um Corpo, a Igreja de Cristo (Ef 3.6).
(9) “aos
quais Deus quis fazer conhecer quais
são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós,
esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para
que apresentemos todo homem perfeito em
Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua
eficácia, que opera em mim poderosamente.” (Colossenses 1:27-29 l
ARC).
O desejo de Deus é que todos
venham O conhecer, e por essa razão revelou aos gentios as riquezas da sua
glória e nos anunciou Cristo que é a nossa esperança da Glória. Paulo afirma
que devemos ensinar os homens sobre esta grandiosa revelação. Mas não devemos
ensinar de qualquer forma, é preciso ensinar com sabedoria e discernimento. Os
homens só se achegarão ao Senhor se conhecerem a verdade do evangelho, para
isso devemos anunciar quer com palavras, quer com a nossa vida.
Aqueles que já conhecem o
evangelho devem buscar o amadurecimento da fé, não podemos ficar estagnados e
achar que já estamos completos. Por isso Paulo disse: combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
Ou seja, Deus continuava operando poderosamente em Paulo, e por este motivo
ele, continuava lutando e trabalhando para anunciar a Cristo.
Deus abençoe!
Pastor Paulo Alves
BAIXE NOSSO APP PALAVRA DIÁRIA (CLIQUE NO BANNER ABAIXO)
Tags adicionais: epístola aos colossenses capítulo 01, colossenses 01 estudo explicado, estudo e esboço de colossenses capítulo 01, resumo de colossenses 01, colossenses 1 explicação, teologia fácil, esboço de colossenses, blog de estudos, site de estudos colossenses, tudo sobre as cartas paulinas, cartas de paulo explicadas, Epístola aos Colossenses - Capítulo 01 (Explicação e Estudo)
Comecei a ler, dei uma paradinha mas vou voltar com certeza a leitura. Esses estudos são ótimos. Deus abençoe vocês. Parabéns!
ResponderExcluirPaz como vai? Agradeço pela visita aqui em nossa página.
ExcluirFico imensamente feliz em pode te ajudar e mais ainda por você ter gostado do estudo. Volte sempre que quiser! Deus abençoe!
Muito bom seu conteúdo e gostaria que pudesse ohar o meu trabalho como cantor pelo youtube.
ResponderExcluirhttps://youtu.be/vYlE_Q63REU
Nesse link há uma musica Gospel minha que fiz e quero que todos conheçam.
Paz... Amém, grato por te você aqui! Volte sempre. Estarei visitando seu link e retribuindo a visita. abraço!
ExcluirMuito legal o seu contaúdo . Também compartilho alguns artigos no meu site https://viannamudancas.com.br/
ResponderExcluirOlá Gabriella como vai? Eu visitei seu site e já deixei meu recado por lá. Deus abençoe hoje e sempre!
Excluir