Porque devemos crescer na graça e no conhecimento?



"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." (II Pedro 3 : 18)

Olá querido leitor (a) do Blog Palavra Diária. 
Obrigado mais uma vez por sua visita.
O post de hoje irá esclarecer sobre o  que é graça e conhecimento, e o porque devemos crescer nesses dois aspectos.
Você acha que o cristão deve se revestir mais de unção e graça para pregar?
 Ou acha que devemos buscar  também a teologia?

Esse é um assunto um tanto quanto polêmico, pois muitos acreditam que a teologia distorce ou descarateriza muitas coisas pertinentes as coisas espirituais. Quando do outro lado existem muitos teólogos que afirmam que muitos querem viver na onda do "reteté" e deixam de examinar as escrituras.

Qual está certo?
o que devemos realmente buscar?

Primeiramente vamos examinar o que Pedro diz aos crentes da igreja primitiva:
  "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."(II Pedro 3 : 18).

 Lendo apenas esse versículo temos uma grande direção do que nós que somos seguidores de Cristo devemos fazer; Crescer na Graça e no conhecimento.
Aqui o apóstolo não está negando a eficácia de nenhum dos lados, mas sim faz um grande alerta quanto a busca constante dessas duas partes.
Mas porque?
Basta analisarmos o contexto do capítulo:

 15  E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
16  Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
17  Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;( II Pedro 3:15-17)

Pedro nos da nesse capítulo bons motivos para buscarmos crescer na graça  no conhecimento. Hoje em dia tem crescido o número de pregadores, igrejas, doutrinas, disponibilidade de estudos teológicos etc. Junto a isso, cresce quase que no mesmo patamar o numero de seitas e grupos hereges.
Como saberemos o que é certo ou errado sem buscar conhecimento?
Como teremos discernimento espiritual se buscarmos apenas a teologia?
No versículo 17 o Apóstolo nos adverte a buscarmos para que não sejamos enganados pelos homens abomináveis e saiamos debaixo do propósito ao qual em Cristo Jesus estamos firmes.

Mas o que é graça que Pedro fala?

Graça é concessão de bondade a alguém que não tinha direito.
Ex; "Nós não tínhamos direito à vida eterna, mas Deus através de seu filho Jesus, nos concedeu."
 Graça é algo que recebemos independente do nosso merecimento.

Tudo na nossa vida é a graça de Deus. O ar que respiramos, a água que bebemos,  a própria vida nossa é dada pelo nosso Deus.
E o apóstolo está nos advertindo para que venhamos a crescer nas coisas espirituais, pois ele escreve essas coisas aos primeiros crentes da época.
Em outras palavras ele estava dizendo: Cresçam na intimidade com Deus e com o Espírito Santo, busquem os dons espirituais que são concedidos pela Graça Divina. Pela graça somos salvos e somos perdoados de todo o pecado.
Podemos sair da graça de Deus?
Releia o versículo: " Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;( II Pedro 3:15-17)

 Sem o discernimento espiritual ficamos sujeitos as heresias e ao homens que distorcem a palavra de Deus para os seus próprios interesses.

Paulo já havia advertido sobre isso: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"  (II Timóteo 4 : 3)

Hoje existem muitos pregadores falando conforme suas próprias concupiscências, o pior disso tudo é que muitos estão entrando por esses caminhos.
Mas não é de se admirar  pois Jesus falou sobre isso: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."  (Mateus 24 : 24)

Muitos já tem trocado o evangelho genuíno por doutrinas genéricas. Se deixando levar por "ondas" ou movimentos que a cada dia estão fazendo que muito se apostatem da verdade e de sua fé.

Por isso digo-vos  amados, é tempo de buscar intimidade com o Espírito Santo. Não pense que porque sabe citar muitos versículos bíblicos está precavido e não poderá cair.
A graça do Deus Pai está disponível todos os dias a você, busque amadurecer sua vida cristã para que firmes estejais até que Cristo venha para nos buscar.
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."  (II Coríntios 3 : 6)


Porque devemos buscar o conhecimento?

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."  (Oséias 4 : 6)

Sabe a única coisa que pode destruir o povo de Deus? A falta de conhecimento.
Já ouvi muitas pessoas falarem mal da teologia, mas sabemos o que é a teologia?

 A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam o “estudo de Deus”. Teologia cristã é apenas uma tentativa de entender Deus como revelado na Bíblia. Nenhuma teologia vai completamente explicar a Deus e seus caminhos porque Deus é infinitivamente e eternamente maior do que somos. Portanto, qualquer tentativa de descrevê-lo por completo vai falhar (Romanos 11:33-36). 
No entanto, Deus quer que O conheçamos o máximo possível, e teologia é a arte e ciência de conhecer e entender o que podemos sobre Deus de uma forma organizada e compreensível. Muitas pessoas tentam evitar teologia porque acreditam que teologia traz discórdia.
 No entanto, quando compreendida de forma adequada, teologia une as pessoas. Teologia é organizar os ensinos da Palavra de Deus de uma forma compreensível. Teologia bíblica e própria é uma coisa boa; ela é os ensinos da Palavra de Deus (2 Timóteo 3:16-17).
 O estudo da teologia, então, é nada mais do que aprofundar-se na Palavra de Deus para descobrir o que Ele tem revelado sobre Si. Quando fazemos isso, vamos conhecê-lo como o Criador de todas as coisas, o Sustentador de todas as coisas e o Juiz de todas as coisas. Ele é o Alfa e o Ômega, o início e o fim de todas as coisas. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11:36). Quando Moisés perguntou quem o estava enviando a Faraó, Deus respondeu: “EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3:14). O nome EU SOU indica personalidade. Deus tem um nome, assim com Ele tem dado nomes a outras pessoas. O nome EU SOU ilustra uma personalidade livre, com propósito e auto-suficiente. Deus não é uma força celeste ou uma energia cósmica. Ele é o ser onipotente, auto-existente e auto-determinante com uma mente e vontade – o Deus “pessoal” que tem revelado a Si mesmo à humanidade através de Sua Palavra e de Seu Filho, Jesus Cristo.
Estudar teologia é conhecer a Deus para que possamos glorificá-lo através de nosso amor e obediência.
Buscar conhecimento bíblico nos dias de hoje é importante pois existem movimentos que prosseguem sem bases bíblicas para suas doutrinas e ensinamentos.
A Bíblia Sagrada fala e nos ensina sobre os mais variados assuntos. Sendo assim seguir nossos próprios conceitos, pensamentos e convicções é simplesmente  loucura.
 Como pregaremos sobre um Deus ao qual não conhecemos?
E não é raro os casos quando pessoas vêem até nós e dizem: Onde está escrito na bíblia sobre isso então?
Já imaginou que vergonha  se formos pegos desprevenidos?
O próprio diabo tentou o Filho de Deus usando a palavra, veja em Mateus 4 :
 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
4  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
5  Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
7  Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
8  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10  Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11  Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Jesus venceu o inimigo  usando a sua grande sabedoria e conhecimento da palavra de Deus.
Como vamos vencer as adversidades sem saber ou sem ter conhecimento das coisas de Deus?
O conhecimento da palavra faz com que não pequemos contra o nosso Deus:
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."  (Salmos 119 : 11)

Por isso meus amados busquemos conciliar a busca espiritual com leitura da palavra e estudo aprofundado dela.
Não adianta crescer em um lado e rejeitar outro. Devemos conhecer  mais do nosso Deus; Orando, buscando mas também lendo e aprendendo mais sobre a sua palavra.

Espero ter lhe ajudado!

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós amém?

Graça e Paz!

 Escrito Por: Paulo Diego Alves


Fonte de pesquisa: Got Questions e Dicionário Informal
Share:

28 comentários:

  1. Bom dia Paulo.
    Conheci o seu blog através do blog da Minda, uma amiga virtual, não sou crista, mas amo a Deus com toda a força do meu coraçao, procuro ler sempre sobre tudo Jesus, os seus ensinamentos, porque só podemos ter uma ligação com o Pai Amado se realmente o conhecer, isso não acontece de uma hora para outra, pelo menos do meu caso demorou anos, hoje eu digo com alegria a minha luta é grande mais o meu Deus é maior do que tudo. é Deus que me sustenta dia a dia com o seu grande amor por mim. Muitos dizem que Deus manda aprovações, doença, costumo ate brincar o meu Deus é amor que sempre o melhor para todos os seus filhos, mas o diabo sempre que nós testar para enxergar ate que ponto de fato seguimos a Deus e quanto o amamos. Li com atenção a sua postagem, excelente, gosto muito de ler sobre ensinamentos bibicos, ate porque eu sei que a importante de faze-lo com frequência. Um lindo dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirtes como vai?
      Obrigado por sua presença aqui no blog.
      Fico feliz por ter lido e gostado da postagem. Nosso intuito é falar sobre o amor de Deus e mostrar as verdades contidas na sua palavra.
      Sempre que quiser volte as portas estarão sempre abertas :)!
      Abraço.......

      Excluir
    2. muito bom estudo
      acho que sigfica conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor noss Deus por jorge

      Excluir
  2. Paulo, boa tarde.
    Ótimo texto e argumento. O equilíbrio e crescimento concomitante na graça e no conhecimento, nos faz crentes consistentes e preparados para toda boa obra a que o Senhor nos envolver.
    Essa é minha luta diária em Deus; a nossa, pelo que percebi com grande alegria.
    Que o Senhor seja louvado sempre nesse empreendimento.
    Fique em paz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jânsen Leiros como está?
      Agradeço sua visita e seu comentário aqui no blog.
      Que venhamos a cada dia mais nos envolver com as coisas que são de cima, pois as terrestres são passageiras.
      Volte sempre amigo!
      Abraço .....

      Excluir
  3. Olá, Paulo. Belas palavras, obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matt como vai?
      Obrigado por sua visita em nosso blog, é uma honra pode falar do amor de Jesus.
      Que Deus te abençoe e Ilumine sempre!
      Abraço

      Excluir
  4. Oi boa tarde muito bom esse blog tirou minhas dúvidas...

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz amo a palavra e sempre busco comhecer a Deus pois quero um dia velo face a face que Deus comtinue usando a sua vida uma palavra de crescimento pra minha vida

    ResponderExcluir
  6. Acredito que quanto mais conhecemos e aprendemos da palavra de Deus mas crescemos espiritualmente e acredito que é muito importante não só para o nosso aprendizado mas também para que possamos passar a diante tudo aquilo que aprendemos.

    Ótimo artigo, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto, que o Senhor te abençoe e continue derramando entendimento sobre você.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom prisiso mi aprufunda mas na palavra de Deus com ele sou aluno muito obrigado por ese isinamento um abraço a paz do senho

    ResponderExcluir
  9. Apenas um esclarecimento. A Graça referida por Pedro é envolvimento no mundo Espiritual. O Cristão deve crescer em entendimento e Espiritualmente, dons, discernimento etc...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite a paz do Senhor, sou missionaria na igreja Batista Leao de Juda, em Maceio... E amo ler a palavra do nossi Deus! Creio assim, q temoa q crescer cada dia na graça e.conhecimento do Senhor Jesus Cristo, temos q ter respaldo biblico ,para quando vier as afrontas do diabo... Temos q ter o Poder e a palavra! Gostei mto da postagem, que Deua o abençoe e de sabedoria cada vez mais!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a paz do Senhor, sou missionaria na igreja Batista Leao de Juda, em Maceio... E amo ler a palavra do nossi Deus! Creio assim, q temoa q crescer cada dia na graça e.conhecimento do Senhor Jesus Cristo, temos q ter respaldo biblico ,para quando vier as afrontas do diabo... Temos q ter o Poder e a palavra! Gostei mto da postagem, que Deua o abençoe e de sabedoria cada vez mais!

    ResponderExcluir
  12. MUITO BOM QUE A GRAÇA DE DEUS,SEJA COM VOCÊ CADA VEZ MAS.

    ResponderExcluir
  13. bom dia pessoal , gostaria de indicar um ebook que eu particularmente ja fiz 3 vezes . esse ebook e um curso feito por caio fabio , e esse curso fala muito sobre a graça de Deus , ele me ajudou a ver o evangelho com clareza , nao esse evangelho barato que muito falsos profetas usam hoje em dia para ganhar dinheiro em cima dos fieis , hoje quando eu vejo esses lobos devoradores pregarem ,doi na minha alma
    ver pessoas ingenuas que nao conhecem a verdadeira graça de Deus . Se vc e uma pessoa interessada em conhecer o verdadeiro evangelho recomendo esse curso , vou deichar o link pra vc esse e um curso feito em casa ok ... http://bit.ly/2bSUJtb .. espero ter ajudado que a paz e a graça seja convosco amen ..

    ResponderExcluir
  14. Como é bom saber que ainda encontro sabedoria e esclarecimento na internet.
    muito bom
    Parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
  15. OLÁ IRMÃO PAULO. GOSTEI MUITO DESTE SEU ARTIGO. OS EVANGÉLICOS, EM SUA MAIORIA, CARECEM DE CONHECER O DEUS QUE PROFESSAM CRER.... QUE VOCÊ CONTINUE SENDO INSTRUMENTO NAS MÃOS DO SENHOR PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA!

    APROVEITANDO ESSE CONTATO, FAÇO UM CONVITE PARA VOCÊ VISITAR MEU BLOG (retendeoqueebom.blogspot.com.br).

    FORTE ABRAÇO MEU IRMÃO EM CRISTO!!

    ResponderExcluir
  16. Muito produtivo o vosso ensino..Deus abençoe. ..

    ResponderExcluir
  17. Deus abençoe, acredito piamente que a graça de Deus nos revela quem somos,é quem ele é.isaias 6

    ResponderExcluir
  18. Muito bom a graça revela quem somos é quem ele é

    ResponderExcluir
  19. Paulo.sonhei que tinha que buscar graça e conhecimento.
    Hoje de manhã foi pesquisa sobre o assunto.
    É encotreenseu blog.
    Que muito me ajudou.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Boa está palavra...muito esclarecedor. Deus e contigo

    ResponderExcluir
  21. ESTUDO MUITO EDIFICANTE PARA NOSSA ALMA ;QUE EM TEMPOS DIFÍCEIS QUE ATRAVESSAMOS , PRECISAMOS CONSERVAR O VALOR DA GRAÇA E A MISERICÓRDIA DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS , IGREJA DO SENHOR JESUS . GLÓRIAS A DEUS POR TUDO !

    ResponderExcluir
  22. Gostei, é muito importante conhecer a palavra Deus,pois todos os dias somos pegos de surpresa não só pelas as pessoas ,mas também pelo o inimigo que está ao derredor de nossas vidas, aguardando uma falha nossa para que ele tenha legalidade para agir com as astúcias maligna dele. Mas sempre digo as pessoas , que ,maior é o que está em nós,do que o que está no mundo. Deixo aí uma pergunta para você que leu este comentário. Qual Deus você tem acreditado ? Em qui você tem posto o teu coração ? Tens crido no Deus altíssimo? Já deu lugar ao SENHOR JESUS CRISTO,COM UNICO E SUFICIENTE SALVADOR DA SUA VIDA ? JA TOMOU CONHECIMENTO DOS MANDAMENTOS DE DEUS QUE ESTAM ESCRITOS NA BIBLIA SAGRADA? POIS ,SE VOCE JA FEZ ESTAS COISAS,CONTINUE PRATICANDO- AA,PARA QUE NÃO DESVIE DOS CAMINHOS DO SENHOR.GLORIA A DEUS.🙌🔥🕊️

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves