Obediência X Desobediência


Qual a diferença entre obedecer e desobedecer a Deus?

Paz amados! hoje falaremos sobre a importância de obedecer a voz do Senhor. Sabemos que Deus nos deixou desde o princípio o "Livre arbítrio". Que significa livre escolha ou livre decisão.
Deus é tão justo e fiel que nos deu a capacidade de pensar ,decidir e escolher. Foi assim com Adão e Eva, e também é assim nos nossos dias.

Baseado nisso vamos meditar quais são as consequência da desobediência e os benefícios da obediência.

Desobediência: Traz terríveis consequências.

A desobediência não foi criada nem gerada por nosso Deus, mas então de onde surgiu isso?

Satanás: Ezequiel 28:11-19.

Leia atentamente : " Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
12  Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13  Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14  Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
                 15  Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
16  Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
17  Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
18  Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
19  Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá."

Essa passagem bíblica nos mostra que satanás Foi:
- ungido como querubim
- Tinha beleza, sabedoria, poder e autoridade
- Mas por isso tudo pensou que poderia subir e sentar-se acima de Deus (Is 14:13- 14).

Qual foi o resultado?
Satanás e seus seguidores que foi a terça parte dos anjos do céu,  foram expulsos e sendo condenados ao lago de fogo  para sempre logo após o juízo final.
Ele estava com Deus mais pecou e desobedeceu e sofreu as consequências. E eu pergunto pra você vale a pena desobedecer?

Adão e Eva : Gênesis 3 : 1-3

É uma história muito conhecida e nos mostra que desobedecer é uma coisa que não agrada a Deus.
Vemos e podemos avaliar como o inimigo tenta manipular a todo tempo nossas decisões e atitudes. Mas cabe a nós decidirmos: Ouvir Deus ou o inimigo das nossas almas.

Eles tinham:
- Intimidade com o Senhor
- não tinham medo,doenças etc.
- Mas eles resolveram dar ouvido pra satanás que se transformou em uma serpente para os enganar ( Gn 3:5).

Vemos que a primeira consequência da desobediência após comerem o fruto proibido por Deus, foi o " MEDO". E hoje em nossos dias vemos que todo mundo tem algum tipo de medo, tanto que muitas pessoas transformam seus medos em fobias. Muitos não podendo sair de casa sozinhos, não dormem a noite , não tem paz em seus próprios lares.
E a perda mais triste é  perda da intimidade com Deus. Já imaginou poder ver, falar e contemplar Deus todo os momentos ao seu lado?
Mas isso foi quebrado com a desobediência do homem.
Está conseguindo ver  e entender como desobedecer é perigoso?.


Eli Hofni e Finéias : 1 Samuel 2 : 28 - 30
Quem era Eli?
-  Sacerdote e tinha ministério.
- Servia a Deus no templo e tinha intimidade com Deus.
 Estudando e observando o texto podemos ver que Deus tinha uma promessa ao seu servo Eli, mais por alguns motivos essa promessa foi desfeita pelo próprio Deus vejamos porque.

1 Samuel 2 ; 27- 35 diz assim :
  E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?
28  E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
29  Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
                
30  Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.
31  Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.
32  E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa.
33  O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
34  E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia.
35  E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.


Consequências da desobediências de Eli, Hofni e finéias:
- Perda da promessa de Deus ( v.30)
- Morte física do 2 filhos  Hofni e Finéias (v.35). Morreram no mesmo dia, o desgosto e consequências foram tão trágicas a ponto de Eli morrer ao receber a notícia . Pelo qual caindo da cadeira onde estava assentado quebrando o pescoço e morrendo.

Amados do Senhor  não preciso alongar mais esse devocional para deixar claro que devemos obedecer ao nosso Deus em todo tempo.
Saiba que o Senhor nosso Deus sonda os corações, ele está com os olhos sempre votados para os justos.
Mesmo que seja difícil, obedeça  pois como vimos a desobediência traz terríveis consequências. Pense nisso!

Amanhã falaremos sobre a OBEDIÊNCIA.

Abraços.

Missionário Paulo Diego Alves.          
Share:

4 comentários:

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves