Análise da carta aos Romanos - Capítulo 13 (Explicação, Estudo e esboço)


devemos obedecer as autoridades?, análise capítulo 13 de romanos, estudo bíblico, comentário sobre romanos capítulo 13, esboço Romanos 13, Estudo romanos 13, biblia sagrada, Romanos 13 romanos 13 comentário bíblico, Análise da carta aos Romanos - Capítulo 13 (Explicação, Estudo e esboço)

EPÍSTOLAS AOS ROMANOS CAPÍTULO 13 - ESTUDO

Introdução:  Neste capítulo Paulo alerta sobre a importância de submetermos a liderança, governo e autoridades. Fica muito evidente que o Senhor tem propósito ao levantar líderes, reis e governantes sobre nós. Paulo afirma que estes são ministros de Deus (v.4), e quem resiste a autoridade constituída, resiste à ordenação divina.

É preciso entender os princípios da vida do cristão e saber que é necessário cumprir não apenas com obrigações espirituais e eclesiásticas, mas também sermos bons cidadãos e exemplos para a sociedade.

O capítulo ainda fala de dois assuntos importantíssimos; Amor ao próximo e esperar a vinda do Senhor Jesus. Que este estudo seja de edificação e orientação espiritual para você.


(1)" Todos devem sujeitar-se às autoridades superiores; porquanto, não, há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Ele. Portanto, quem se recusa a submeter-se à autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Porque os governantes não podem ser motivo de temor para os que praticam o bem, mas para os que fazem o mal. Não queres sentir-se ameaçado pela autoridade? Faze o bem, e ela o honrará. (Romanos 13:1-3| KJA)


 Todo homem deve entender este princípio divino: a submissão. Quando falamos sobre este assunto, gera até um desconforto em alguns por  não compreenderem a vontade Deus e o significado de ser submisso. Quando Paulo pede para os romanos serem submissos, não está incentivando para que eles tenham uma obediência cega para com as autoridades, mas sim que eles entendam que todos os governantes e líderes tem uma missão, e que eles ( nós também enquadramos nisso) devem ajudá-los nisso. Quando somos rebeldes e inflexíveis desagradamos ao Senhor, pois a rebelião é uma das obras da carne (Gálatas 5:19-21) e quem vive sobre o domínio dela jamais verá o seu reino (Reino de Deus). Nos versículos dois e três Paulo ensina que aquele que se opõem a autoridade constituída está lutando diretamente contra algo que Deus estabeleceu. Aqueles que agem corretamente e fazem o bem, não devem temer as autoridades. O próprio Senhor Jesus nos ensinou sobre isto quando estava diante de Pilatos:

“Então, Pilatos o advertiu: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.”(João 19:10-11).

 O nosso Mestre estava diante de uma autoridade e quando Pilatos disse que tinha autoridade para soltar ou crucificar Jesus, ele respondeu que sabia que a autoridade que este possuía vinha de Deus. Foi assim durante todo o ministério de Cristo na terra, observe que quando ele curava um leproso manda o mesmo ir ter com o sacerdote, mostrando mais uma vez que ainda que fosse o Filho de Deus estava cumprindo a lei e reconhecendo as autoridades instituídas na época. Vivemos tempos muito parecido com este, pois alguns decretos, leis e instruções não queremos obedecer, porém se tal lei ou ordem é para ordem e não fere princípios bíblicos e divinos, devemos obedecer e sermos exemplo para o mundo.


 (2) ‘’Pois ela serve a Deus para o teu bem. Mas, se fizerdes o mal, teme, pois não é sem razão que traz a espada. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é imprescindível que sejamos submissos às autoridades, não apenas devido à possibilidade de uma punição, mas também por causa da consciência.’’ (Romanos 13:4-5| KJA).

De uma maneira ou de outra as autoridades servem a Deus. Mesmo que saibamos que existem líderes maus e corruptos, devemos lembrar que o controle de todas as coisas está nas mãos de Deus. Nada acontece sem o aval ou permissão Dele. A palavra nos diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que ama a Deus (Romanos 8:28), inclusive nossos líderes, chefes e pastores. Deus usou o próprio Faraó para cumprir seus designos e tirar seu povo do Egito. Com isso devemos entender que Deus usa os governos e autoridades com propósitos sobre a terra. Paulo explica que a obediência não deve ser por medo, mas por consciência, nos levando a entender que tudo que fizermos é porque somos conscientes da verdade e do papel de cada um na terra e não por medos de consequências advindas da desobediência.


(3) Por esta razão, igualmente pagais impostos; porque as autoridades estão a serviço de Deus, e seu trabalho é zelar continuamente pela sociedade.  Dai a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. (Romanos 13:6-7| KJA).

Certa vez um pastor me contou um episódio que aconteceu em sua vida e lhe marcou profundamente. Ele conta que foi no mercado e por ser perto de sua casa acabou levando seu filho pequeno sem cinto no banco da frente do carro, ele não esperava que logo em frente tivesse uma blitz que o abordou . Quando o guarda se aproximou o referido pastor disse; “ Seu guarda eu sei que é errado o que estou fazendo, meu filho deveria estar no banco de trás e com cinto, eu também sou militar e conheço bem o sargento tal e o tal, além de tudo isso eu sou pastor, pode me liberar?  O Guarda aproveitou a  oportunidade e disse: Você é pastor? Então deveria dar exemplo para os outros. O pastor ficou tremendamente envergonhado e não sabia o que falar. É obvio que foi multado e também aprendeu a lição de que devemos não só conhecer a lei, mas também cumpri-la. As autoridades estão a serviço da sociedade e zelam pelo bem da mesma, e devemos pagar impostos, tributos e honrar aqueles que são dignos de honra.


(4) ‘‘A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor fraterno, com que deveis vos amar uns aos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. Porquanto os mandamentos: “Não adulterarás”, “Não matarás”, “Não furtarás”, “Não cobiçaras”, bem como qualquer outro preceito, todos se resumem neste mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.  O amor não faz o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei (Romanos 13:8-10| KJA).

O dever de todo o homem não deve ser para com a lei e nem autoridade, a nossa maior missão é o amor ao nosso próximo. Paulo afirma que aquele que ama, já cumpriu a lei. Pois se amamos o nosso próximo não faremos nada contra ele, pois o maior de todos os mandamentos é amar a Deus sobre todas as coisas e amar o nosso próximo como a nós mesmos. E se eu me amo, vou me causar mal? De maneira nenhuma. O amor deve ser o centro de nossas atitudes, relacionamentos e amizades. O mundo sofre pela falta de amor, existem pessoas carentes não de comida e pão, mas de afeto e amor. O que temos feito?Alguém próximo de nós pode estar precisando de um conselho, uma palavra ou um abraço, mas estamos tão atarefados que nem percebemos. Peça para Deus sensibilidade, para que voe consiga amar sem reservas e olhar mais para os necessitados a sua volta.


(5) ‘‘Fazei desta maneira, discernindo o tempo em que vivemos. Pois que já é hora de despertardes do sono; porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite vai passando e chegando ao seu final; o dia logo alvorecerá. Portanto, abandonemos as obras das trevas, e revistamo-nos da armadura da luz. Vivamos de modo decente, como em plena luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavenças e invejas.  Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não fiqueis idealizando como satisfazer os desejos da carne. (Romanos 13:11-14| KJA).

Fazei desta maneira.... Paulo então nos dá as diretrizes para um verdadeiro viver cristão. Precisamos aproveitar melhor nosso tempo pois a salvação está próxima, muita mais perto do que quando aceitamos a fé. Devemos estar focados na volta do Senhor Jesus e vivendo com um verdadeiro salvo, tendo obras de um cristão convertido e dedicado ao Senhor.


A noite vai passando e chegando ao seu final;... O tempo passa rápido demais, então devemos aproveitá-lo e utilizá-lo com diligência. Todos os nossos dias estão escritos no livro do Senhor, e ao findar destes, daremos conta de todos eles, inclusive de nossas obras e atitudes feitas neste mesmo tempo. Isto te preocupa ou te conforta? Pense nisso e ore neste sentido. Se tiver coisas a melhorar, não deixe para amanhã. O dia em que devemos fazer o que é certo é hoje.


Vivamos de modo descente.... Somos filhos de Deus e embaixadores do seu reino aqui na terra. Será que a forma que temos andado é condizente com a posição que temos? Devemos sim avaliar cada atitude, postura e termos plena convicção de que somos benção, e não motivo para que pessoas desacreditem em Deus e em sua palavra. Andemos, falemos e vivamos como servos de Deus prudentes e fiéis.


Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo;..... Temos alguém para imitar; Jesus o Filho de Deus. Ele é modelo ideal para nos espelharmos. Sua trajetória terrena foi marcada por obediência, propósito, amor e entrega. Se nos dedicarmos a Deus e a sua palavra, não sobrará espaços para pensarmos em pecados e coisas que não edificam. Tudo começa com o pensamento e nosso coração. Que venhamos dar ênfase nas coisas espirituais que nos edificam e nos levam para mais perto de Deus.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves