terça-feira, 31 de março de 2015

Deus não se esqueceu de você - Isaías 49-15


 Deus jamais esquecerá de ti - Isaías 49-15

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."  (Isaías 49 : 15)


Paz querido leitor como vai?
Obrigado pela visita em nosso blog, e não esqueça de deixar seu comentário depois ok? Ele é muito importante para nós.

Você conhece uma pessoa e logo depois esquece o nome dela? Nunca sabe onde largou as chaves de casa, a carteira, os óculos? Vai ao supermercado e sempre deixa de comprar alguma coisa porque não se lembra? E de vez em quando, bem no meio de uma conversa, para e se pergunta sobre o que é que estava falando mesmo? Você não é o único. Bem-vindo ao mundo moderno. Devem existir uns 6 bilhões de pessoas com o mesmo problema.
  A ciência sempre acreditou que uma memória puxa a outra, ou seja, lembrar-se de uma coisa ajuda a recordar outras. Em muitos casos, isso é verdade (é por isso que, quando você se lembra de uma palavra que aprendeu na aula de inglês, por exemplo, logo em seguida outras palavras vêm à cabeça).

 "Esquecer faz parte de uma memória saudável", afirma o neurocientista Ivan Izquierdo, diretor do centro de memória da PUC-RS e autor do livro A Arte de Esquecer. Até 99% das informações que vão para a memória somem alguns segundos ou minutos depois. Isso é um mecanismo de limpeza que ajuda a otimizar o trabalho do cérebro. Se tudo ficasse na cabeça para sempre, ele viraria um depósito de entulho. Isso nos tornaria incapazes de focar em qualquer coisa e atrapalharia bastante o dia-a-dia. Afinal, para que saber onde você estacionou o carro na semana passada? O importante é se lembrar de onde o deixou hoje de manhã. O esquecimento também é uma grande dádiva para o ser humano. Imagine se as mulheres pudessem se lembrar exatamente, nos mínimos e mais arrepiantes detalhes, da dor que sentiram durante o parto? Provavelmente não teriam outros filhos. Aliás, recordar-se de tudo pode ter efeitos psicológicos graves. É o caso da americana Jill Price, de 44 anos. Vamos resumir rapidamente essa história de vida: ela sabe tudo o que aconteceu, comeu e fez em cada dia dos últimos 29 anos. Por causa disso, tem problemas psiquiátricos e sofre para levar uma vida normal. "Imagine se você conseguisse se lembrar de todos os erros que já cometeu", explica. Seria horrível. 

Mas o que tudo isso tem haver com  a palavra de hoje?
Deus nos deu a linda capacidade de: pensar, meditar lembrar e relembrar. E já foi dito, nós somos seres sujeito ao esquecimento. Isso é até bom em muitas etapas da vida. Todos nós em algum momento já esquecemos de ligar para alguém a qual dissemos que iríamos ligar, já deixamos de ir algum lugar marcado e depois de algum tempo lembramos do compromisso e pensamos "puxa eu não me lembrei há tempo".

Na palavra de hoje escrita em Isaías 49, podemos observar no versículo 14 que o povo de Israel estava dizendo em seu coração: " Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim."

Como nós seres humanos somos limitados pensamos em determinadas situações as mesmas coisas que o povo de Sião.
Mas será que o Deus todo poderoso esqueceria de nós?
Leia com atenção o Salmo 139 (Escrito pelo Rei Davi)

  SALMO  139
1  SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2  Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3  Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4  Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6  Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7  Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8  Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9  Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10  Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11  Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12  Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13  Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14  Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17  E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!


O Salmista Davi tinha essa grande convicção: Deus está em tudo, sabe tudo e pode todas as coisas.
Sabendo de tudo eu te pergunto:


 Deus jamais esquecerá de ti - Isaías 49-15
Será que Deus te esqueceu?

Deus disse para o povo de Israel (Sião): Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti..
E Deus continua dizendo: "Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.(Isaías 59:16)".

Ainda que todos a sua volta te deixem de lado e te rejeitem, Deus nunca te deixará. Se tua vida anda sem sentido e pensas que Deus te abandonou, reflita nessas passagens bíblicas citadas acima. Deus está contigo e jamais te desamparará.

 "Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;"  (Salmos 33 : 18)

"Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor."  (Salmos 34 : 15)

Então clame,ore grite se for preciso. Mas não pare de falar com o teu Senhor criador, ele está esperando nesse exato momento uma reação sua, para reagir com uma grande benção em teu favor. Amém?

 Ouça esse lindo hino com a dupla Daniel e Samuel e lembre: Deus está contigo sempre!



 Escrito por: Paulo Diego Alves

Fonte para estudo: Super Interessante


segunda-feira, 23 de março de 2015

Tens formado um edifício de ouro, prata, pedras preciosas,madeira, feno ou palha?

Tens formado um edifício de ouro, prata, pedras preciosas,madeira, feno ou palha?


"E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
"  (I Coríntios 3 : 12-13)

Paz de Cristo querido (a) leitor. Obrigado mais uma vez por sua visita aqui em nosso blog.
O assunto de hoje é : Todas as nossas obras serão galardoadas?
  Esse texto me chamou muita atenção pois ele revela algo importante e vindouro, dia esse em que receberemos o galardão de toda nossa obra.

Será que tudo o que fazemos  de "bom" será recompensado?

Leia essa história .......

Um velho pedreiro estava para se aposentar. Ele contou ao seu patrão seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família.
Claro que ele sentiria falta do pagamento mensal, mas ele necessitava da aposentadoria.
O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como um favor especial.
O pedreiro consentiu, mas com o tempo era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e se utilizou de mão-de-obra e matérias-primas de qualidade inferior. Escolhendo e utilizando naquela obra; as piores madeiras, as mais ruins fiações elétricas e hidráulicas. Enfim desta vez ele não se dedicou como nas outras obras e casas.
Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o pedreiro terminou seu trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao pedreiro. "Esta é a sua casa", ele disse, "meu presente para você"
Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado.
Agora ele teria de morar em uma casa feita de qualquer maneira.

Essa simples ilustração nos ensina como nossas obras influenciam positivamente ou negativamente em nossa vida.
O pedreiro dessa história é você. A casa representa a sua história e futuro. O chefe nada mais nada menos é o nosso Deus.
Muitos começam seu ministério ou vida cristã dedicando seu melhor tempo e seu melhor empenho. E o tempo vai se passando e muitos acabam relaxando e fazendo as coisas de qualquer modo.
 Mas o que isso tem a ver comigo e com você?

Paulo nos ensina nos versículos acima que todos nós devemos construir em um fundamento, e esse fundamento é Cristo Jesus. Não há outro ao qual devamos edificar.
Jesus nos alertou quanto a isso leia:
"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha."  (Lucas 6 :47- 48)
Quando fazemos as coisas da nossa maneira e ao nosso modo estamos automaticamente construindo sobre a areia. As obras edificadas na rocha há de permanecer, mas as construídas na areia perecerá e virá e ruína.

Mas mesmo que eu e você esteja edificando na rocha devemos tomar cuidado quanto a qualidade dessas obras. Paulo cita alguns materiais no versículo base desse estudo:
 "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha."
Estes 6  materiais tem distintas funções e durabilidade diferente. E toda obra do homem será comparada a esses materiais, e o galardão virá de acordo com a devida provação por parte de Deus.


Edifício de ouro,prata e pedras preciosas. O que são?
São as obras feitas com amor e dedicação. Não importa como o homem  julga aquilo que você faz. Se é com amor, carinho e alegria. O Senhor há de recompensar.
Deus se agrada do louvor não por ele ser afinado ou pelo timbre musical do cantor. Deus busca os verdadeiros adoradores, aqueles que quando louvam atraem a sua atenção. Aqueles que quando o louvor é entoado, sobe como um perfume agradável até as suas narinas.

Se nossa oração for de maneira humilde e grata com certeza seremos ouvidos e recompensados. 
"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."  (Tiago 4 : 6).
Quando nossa pregação esta de acordo com nossas práticas, quando nossas obras são para o engradecimento do nome de Deus, receberemos galardão e esse não será queimado quando testado pelo fogo.
Quando o "ir prestar um culto" for verdadeiro e com alegria assim como disse o salmista: 
"ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR."  (Salmos 122 : 1)
Seremos ricamente abençoados nessa vida e nosso galardão será iminente.
 Amados tudo quanto for fazer; faça como se fosse para você mesmo. Lembre você é o pedreiro que está construindo sua própria casa (edifício). Que material tens usado?
Vale a pena lembrar que o ouro e prata e pedras preciosas ficam ainda mais puros quando são expostos ao fogo.

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria."  (I Coríntios 13 : 2)

Faça a obra de Deus com amor ......
Pregue por amor ......
Ajude o seu irmão, que o que você faz por ele, você faz a Deus.

Edifício de madeira, feno, palha. O que são?

Muitos escolhem edificar sobre estes tipos de materiais. O feno, palha e madeira não são resistentes e se comparados ao ouro, prata e pedras preciosas não tem nenhum valor.
Quando a obra é feita de qualquer maneira estamos fazendo um edifício frágil e sem durabilidade alguma. Quando o nosso louvor (ainda que belo aos olhos do homem) é feito por dinheiro ou para o auto engradecimento será queimado como a palha.
Muitos nos tempos de hoje acham que por irem a igreja, participarem de algum grupo ministerial. receberão  galardão da parte de Deus.
Não perderemos a salvação por isso; o texto no versículo 15 deixa isso bem claro. Mas devemos tomar cuidado para não sermos enquadrado naquele versículo muito conhecido que Jesus disse:

 "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
"  (Mateus 7 : 22-23)

Façamos tudo para que nossas obras não sejam rejeitadas. "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."  (Eclesiastes 12 : 14)

Quais são os materiais que temos usados? 
Medite nessa passagem bíblica e reveja teus conceitos, Deus te deu o livre arbítrio e a capacidade de escolher como vai edificar. E não teremos como escapar das consequências acarretadas por elas.

 "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."  (Gálatas 6 : 7)

 "Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna."  (Gálatas 6 : 8)


Que Deus abençoe a sua vida  ........


Escrito por: Paulo Diego Alves

Receba estudos em seu email